sábado, 15 de setembro de 2007

Capítulo 4 - Dirigindo do lado errado

Galera, primeiro desculpas pela demora em atualizar o blog. Nas ultimas semanas finalmente me mudei para o apartamento que aluguei, tive muitas coisas para fazer e comprar. Para completar até agora ainda tô sem banda larga em casa; droga de British Telecom. Tão "eficiente" quanto a Telemar !!

Mas comprei meu carro !!!! Ôba ! E aqui estou dirigindo um "right-handed". Antes de começar a dirigir é preocupante : vc sempre acha que vai fazer algo errado. Mas depois que começa a dirigir, é moleza. Vamos aos desafios :

1 - Passar marcha com a esquerda. MOLEZA, principalmente para um canhoto. Em menos de 10 min eu já estava acostumado, e não lembro de em momento algum dar cotovelada na porta, naquele impulso de procurar o cambio na direita ! (risos)

2 - Se manter do lado esquerdo da pista. Não é dificil, principalmente pq tudo é muito bem sinalizado. Quando vc sai de uma rua para outra, geralmente vc dá de cara com uma seta no meio da pista apontando para a esquerda. Meio dificil de entrar na contra-mão. Mas é bom ficar ligado, claro.

3 - Noção espacial. Foi o mais difícil de se acostumar... Por estar sentado na direita, vc passa a ter "muito carro" à sua esquerda. É meio chato. No início vc sempre acha que vai pegar o meio-fio ou bater em um carro estacionado...

Ahh, as pessoas por aqui também dirigem de forma muito mais tranquila. Nada de motorista jogando o onibus pra cima de vc, nem taxista maluco, muito menos um monte de motos passando entre os carros. Tudo isso facilita muito. Aliás, moto aqui só de primeira, e com os motoqueiros 100% vestidos para a "ocasião". Às vezes parece q vc está vendo motos da MotoGP na rua...

O fato é que após alguns dias vc já está dirigindo confortavelmente, acostumado com o caminho (claro que com um "Sat. Nav", vulgo GPS, fica mais fácil. Muita gente tem, e claro q comprei um tb !!), com o trânsito e com o carro. Mas lógico, quando estou parado no sinal sem ninguém a frente, o sinal abre e vc entra na próxima rua, de tempos em tempos vc pensa : "putz ... será q tô na contramão ?!?!?!"

4 comentários:

  1. E ai patrão,

    Vem cá fiquei com uma dúvida, tirou carteira de motorista ai certo?
    O processo e parecido com o nosso?

    ResponderExcluir
  2. Adorei este diário. Ficou ótimo!
    Assim não perderemos o contato. Suas observações são excelentes e deixam a gente viajar junto contigo.
    Boa sorte e continue com os seus relatos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fala Isaque,

    Não tirei a carteira aqui ainda não. To rodando com a carteira internacional (é só ir no Detran ae, pagar um duda q eles emitem. Se for no da Pres. Vargas, sai no dia seguinte !). Mas só vale por 1 ano, então vou tirar a carteira deles sim. E mesmo que valesse por mais tempo, vale tirar a "Full british driving license" pq o seguro do carro (q é obrigatório !!) para quem tem carteira internacional sai absurdamente mais caro.

    O processo é parecido, mas tem umas coisas diferentes, tipo o cara rodar contigo por uns 40 min durante o teste prático ! hehe Mas isso tudo é assunto para um post só pra isso ! :-D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. E ai Ed,

    hahaha, esse post vai merecer com certeza, 40 minutos com o fiscal fala sério.
    E o povo brasilis reclama da voltinha básica de 100 mts com os daqui....

    Abraços,

    ResponderExcluir