sábado, 2 de agosto de 2008

Não tem "clima" e sim "tempo"

Um ano já se passou desde que cheguei ao Reino Unido. A muito tempo quero escrever aqui sobre o clima, mas tentei me conter porque não queria escrever sobre isso antes de passar pelas 4 estações do ano. Sendo assim, é dada a hora!!


Muita gente antes de falar ou escrever pede licença poética... Sendo assim, antes de começar preciso pedir várias licenças: meteorológica, linguística, geo-climática e até "Mythbustica", já que tb quero confirmar ou não alguns mitos. rsrs

O título do texto é baseado em uma frase que muito se fala por aqui: Britain doesn't have climate, but weather instead (a tradução tosca é por minha conta). Isso porque muitos que aqui moram consideram que não há um padrão claro no clima. Se fala muito que aqui você tem a possibilidade de vivenciar as 4 estações... só que no mesmo dia! :-) É uma meia-verdade: o clima pode ser muito instável sim, mas pra carioca, que muito mal tem 2 estações (a quente e a não tão quente assim), existe algum padrão no clima do Reino Unido e as 4 estações são identificáveis ao longo do ano.

Vale lembrar também que tudo é relativo. E as grandes comparações aqui acontecem com as outras cidades do continente Europeu, particularmente ao Sul. Também há quem reclame que aqui é frio, mas raramente chega a zero graus ou neva no inverno. Nada comparado aos dias e semanas seguidos de neve e temperatura máxima de -10 graus da maior parte do Inverno no Canadá por exemplo.

Minha idéia então é separar as estações do ano e explicar como cada uma é. E também comparar com outras cidades do mundo, para a gente ter uma idéia. O que é melhor ou pior é uma questão pessoal e individual pra você pensar pra si mesmo... introspectivamente falando! hehehe

Antes de começar, vale lembrar que há 2 definições de quando começa e termina cada estação do ano: a Astronômica e a dos Meteorológica. Eu sei, é uma curiosidade meio nerd, mas pô, é bom saber. :-)
A Astronômica diz que as estações começam nos solstícios e equinócios. Simplificadamente, os solstícios são o dia mais longo e o dia mais curto do ano, baseado na posição do sol em relação à Terra (definem inverno e verão). Os equinócios são os dias do ano onde dia e noite têm duração igual (ou quase!), e definem primavera e outono. A Astronômica é aquela que é oficialmente usada no Brasil e que ninguém lembra os dias em que a estação começa (a Rede Globo que tem que lembrar a galera que "o inverno começou oficialmente hoje no horário X" !). Já a definição Meteorológica é muito mais simples e direta: o trimeste do ano que na média é o mais quente define o verão e o mais frio é o inverno. E é esse que geralmente se usa aqui e é o que eu vou usar neste texto. E vou falar especificamente de Londres, que dá pra generalizar como o clima do Sul da Inglaterra... Mas logicamente a coisa muda um pouco se for mais ao norte de UK (temperatura nos "highlands" da Escócia é bem diferente da de Londres).

O clima aqui é definido como temperado oceânico, com a característica básica de que raramente há extremos. Dificil ir acima de 30 graus no verão ou a temperaturas congelantes (abaixo de zero) no inverno. OBS: dificil não é impossível!!

Primavera :
(Março, Abril e Maio)
Temperaturas:

Médias: 6
°C a 15 °C
Recordes: -8 °C em março e 30°C em maio.

De fato as estação das flores. Durante o outono-inverno, as árvores ficam completamente sem folhas. Durante a primavera elas renascem e os vários parques e jardins ficam floridos, chegando até a ter flores nascendo no gramado.

As temperaturas começam a subir e aos poucos vai se abandonando os casacos mais pesados. Os dias vão ficando mais longos também: no meio de Abril já tem luz do sol de 6:00 AM até 8:00 AM. No fim de maio já é de 5:00 AM até 9:00PM. Ótimo pra aproveitar o dia nos parques da vida.
É de se esperar temperaturas medianas e crescentes conforme se aproxima do verão. Temperaturas que com sol já fazem você andar sem casaco algum, só de camisa/camiseta.


Típica semana de primavera (mai/08)

Então qual é a reclamação? O problema é que enquanto na primavera do Mediterrâneo (Espanha, Portugal, Italia...) o tempo está firme e beirando ou passando dos 20 graus já em Março (ou antes!) aqui isso pode acontecer sim, mas também pode ainda estar com aquele vestígio de inverno. Em uma semana de Abril você pode estar achando que a primavera finalmente chegou e andar por aí aproveitando o sol mas na semana seguinte a temperatura pode cair e vc tem que sair com céu nublado e um casaco (leve, mas um casaco).

Verão :
(Junho, Julho e Agosto)

Temperaturas:
Médias: 12
°C a 22 °C
Recordes: 5 °C em um junho e 38°C em agosto

É quando as pessoas estão felizes e aproveitando a todo custo as atividades outdoor. Muitos shows e eventos ao ar livre pra aproveitar. Não à toa é nessa época que rola o GP da Inglaterra de F1, torneio de tênis de Wimbledon, Golf, etc... O momento máximo de luz do dia acontece no dia 21 de Junho (lembra do solstício?!) que é quando o sol nasce em torno de 4:45 AM e se põe lá para as 9:20 PM. E ainda que o sol se ponha em torno de 9 da noite, ainda há luz do dia até quase 11 da noite, e é assim durante grande parte do verão. Ótimo pra sair do trabalho e jogar futebol em uma das várias opções de parques sem precisar de iluminação artificial. Ou pra simplesmente ficar de bobeira no parque, fazer um piquenique ou algo assim. Mas é esquisito pra se acostumar a dormir no horário. Quando dá umas 9:30 da noite e ainda está claro (e muito!) você olha pro relógio e lembra: "putz, tenho que jantar mas... ainda tá sol!!". rsrs

Há dias sim de ficar muito quente, de até nós cariocas reconhecermos isso. Vale lembrar ainda que praticamente todos os prédios foram construídos para as pessoas ficarem lá dentro tranquilas quando do lado de fora está frio. Ou seja, tudo criado com isolamento pra manter o calor lá dentro. Quando vem o verão, se do lado de fora estiver a partir de uns 22 graus (eu sei, parece pouco mas geralmente é de confortável pra quente por aqui), dentro de casa pode ficar invernal! Há até empresas de aluguel de ar condicionado, caso você julgue que a situação ficou realmente braba. Dentro do metrô de Londres mesmo não há ar condicionado (até porque é o metrô mais velho do mundo! O pioneiro...).

Há quem vá a praia sim. A mais conhecida e posh é Brighton, mas brasileiros vão sempre reclamar de lá porque tem pedra ao invés de areia. A opção que nem todo o mundo conhece seria Bournemouth, essa sim com areia.

O verão também é visivelmente o período mais estável do clima de UK. É quando é certamente muito mais provável encontrar céu azul do que o famoso céu nublado.

Então qual é a reclamação? Pra alguns o problema é que é ameno demais. Há vários dias de calor sim, mas depois pode rolar aquela semana mais ou menos (nem frio nem quente)... Enquanto que, mais uma vez comparando, no mediterrâneo tá beirando 40 graus com sol o tempo todo e mesmo mais "pro meio" (Frankfurt, Genebra...) também está mais quente. Verão inglês geralmente começa tarde e termina cedo, se compararmos. Sem contar que se o verão for ruim (é possível em qualquer lugar do mundo), já era... Tem que esperar até o ano que vem. Ou seja, se a idéia é curtir uma praia no verão, é muito mais garantido tirar férias, pegar um avião e ir pro Mediterrâneo. Que é o que a maioria faz. Lá é muito mais estável e tem sol e calor garantido.


Outono:
(Setembro, Outubro e Novembro)

Temperaturas:
Médias: 5
°C a 19 °C
Recordes: -5 °C em novembro e 30°C em setembro

Em Setembro ainda podem haver momentos quentes, como continuação do verão. Em Outubro começa a ficar um pouco mais frio, já pedindo um casaco, ainda que leve. Já no fim de Outubro e em Novembro a coisa começa a ficar mais séria. As pessoas começam a manter as janelas fechadas e a ligar o aquecedor. Começa-se a ter dias mais nublados do que ensolarados (até porque o sol está já bem baixo no horizonte) e pode chover um pouco mais. Algumas manhãs com neblina são esperadas.

Qual a reclamação? Em Outubro ou até mesmo em Novembro (talvez) os países do mediterrâneo (sempre eles) continuam tendo dias lindos e amenos. No Reino Unido o Outono pode virar inverno relativamente cedo.

Inverno: (Dezembro, Janeiro e Fevereiro)
Temperaturas:
Médias: 4
°C a 7 °C
Recordes: -10 °C em janeiro e 16°C em fevereiro

Dezembro pode não ser tão frio assim (se comparado com janeiro), mas é bastante escuro, já que o sol está muito baixo no horizonte e chega a nascer só às 8:00 AM e já fica escuro em torno das 4:00 PM. A impressão (já desde o meio de Novembro) é a de que o dia começou já no final, porque o sol está sempre em uma posição que lembra fim de tarde.
Janeiro e Fevereiro costumam ser mais frios que Dezembro. Por outro lado, em Janeiro o tamanho do dia já começa a ficar mais "normal" e Fevereiro em geral é o mês menos chuvoso do ano e o mais ensolarado do inverno.
Neve é raridade no sul da Inglaterra, acontecendo em 3 dias (não-consecutivos) em média no ano. E ainda assim geralmente ela se derrete quando chega ao chão, então é difícil ver neve se acumular. Como já comentei, não é tão frio como no resto dos países que têm inverno. É incomum ter dias abaixo de zero, embora à noite aconteça com certa frequência de você ver que aquela umidade no vidro dos carros em noites frias (que a gente chama de sereno) virando gelo por aqui. Sim, gelo como aquele que se acumula na parede das geladeiras antigas. Quem dirige sabe que é bom acompanhar a previsão do tempo pra saber se vai ter que sair de casa uns 5 min mais cedo pra tirar o gelo do para-brisas.

Qual a reclamação? O principal é que o inverno é escuro. Inverno frio todo o mundo tem, incluindo o Sul do Brasil. Mas é frio com sol e céu bonito... Além disso, as árvores por aqui estão só no galho (pq as folhas caíram) e é comum ter mais de uma semana seguida em que o céu está predominantemente nublado (e de vez em quando com aquele clássico chuvisco). Isso tudo somado ao frio gera uma impressão que é reconhecidamente meio down. Não tem jeito, é o momento de buscar as muitas opções de atividades indoor (boliche, teatro, cinema, restaurantes, kart...), porque ninguém fica na rua por muito tempo de bobeira.

Muitos reclamam ainda que não é frio o suficiente (!!!). Sim, porque aqui quando chove no inverno, é água. Não tem graça. Em outros cantos da Europa e do mundo, é neve. E a neve quando se deposita gera toda a diversão de inverno. Nada mais normal do que os ingleses visitarem Genebra no inverno pra esquiar.

Caçando Mitos

Fala-se muita coisa de Londres (e portanto do Reino Unido), principalmente sobre o clima. Seguem algumas:

Londres é muito foggy (tem muita neblina)?
Busted. Como mencionei, no outono há alguns dias de fog sim. Talvez alguns dias no Inverno também. Mas são poucos dias e nada muito diferente do que eu tenha visto em minha vida quase toda no Rio de Janeiro.

Em Londres chove muito?
Plausible. Chove com frequência (em termos de dias) mas não por muito tempo nem com muita intensidade. Explico: quando chove, geralmente é chuva fraca e não dura muito mais do que 5 min por vez. Às vezes chove uma vez só no dia, às vezes um pouco mais. O que ainda assim de forma alguma é todo dia. É muito mais frequente no outono-inverno e muito menos na primavera-verão. Como sempre digo, a experiência de muitos (maioria talvez!) no exterior é de 6 meses (tipicamente um período de faculdade) ou menos. Dependendo da época em que a pessoa passou esses meses, ela pode sair com uma impressão completamente diferente do lugar se comparado a alguém que esteve por meses diferentes na mesma cidade. De qualquer forma a quantidade de chuva (em mm) é muito menor que muitos outros lugares, incluindo o Rio de Janeiro. Ou seja, no Rio chove muito mais: só que no Rio chove muito em um dia ou dois (e alaga tudo). No Reino Unido pode chover a semana toda e ainda assim ter sol (ou não) nos mesmos dias.

Londres é muito nublado?
Esse eu tenho que dizer confirmed. Mais uma vez, na metade outono-inverno é mais provável ter dias nublados e na metade primavera-verão, é o inverso. Por outro lado, não se engane: embora a fama seja de Londres, alguns outros vários lugares também o são. Particularmente Paris, Bruxelas e outras cidades do norte da França, que estão próximos do canal da Mancha (e portanto de Londres) e sofrem influência (não só no nublado mas também nas chuvas). Até a temperatura é parecida... Paris geralmente é 1 ou 2 graus mais quente no verão e 1 ou 2 graus mais frio no inverno. Ou seja, quase a mesma coisa.
Sem nem comentar os países nórdicos, Rússia e afins. Mas sim, Londres (e o Reino Unido + Irlanda como um todo) tem certamente mais dias nublados do que a média do mundo. O que não quer dizer que seja todo dia e sem descanso...

Tem mesmo as 4 estações no mesmo dia?
Confirmed. Meio loucura mesmo. Pode começar o dia com sol e céu azul, ainda de manhã ficar nublado, rolar alguns showers no meio da tarde na maior ventania e à noite abrir o céu pra ter uma madrugada freezing, te obrigando a tirar o gelo do carro no dia seguinte. Mas essa instabilidade geralmente acontece no inverno e nos meses imediatamente próximos à ele (fim de outono e início de primavera).

E pra fechar, por que reclama-se tanto do clima como um todo?
1 - Por causa das comparações com outros lugares; 2 -porque o ser humano nunca está satisfeito com nada; 3- e porque é a única coisa que não dá pra "consertar" no país. O que sempre acho interessante é que não vejo quem mora em Bruxelas, Paris nos países nórdicos ou na Rússia reclamando tanto, já que em Bruxelas é igual ou pior que aqui e mais ao norte é um frio muito mais sinistro no ano quase todo. Eles simplesmente aceitaram que é assim. O pessoal aqui é viciado demais em clima e em reclamar...

Tá... e porque o clima é meio chato mesmo ! :-)

Fontes: site da BBC Weather, Time and Date.com, wikipedia, vivência e conversa com as pessoas...


2 comentários: