quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Polícia e a comunidade

A uns dias atrás recebi em casa pelo correio - sem jamais ter solicitado - um documento cujo título é "Berkshire West - Local Policing Summary 08". Esse papel - que tem cara de panfleto, é todo colorido e tem umas 5 folhas - é simplesmente um resumo de do que aconteceu nos últimos 12 meses com relação às ações da polícia na minha área.

O documento inclui desde coisas com cara de propaganda - chamando atenção pro fato de que determinados crimes foram reduzidos - até os números de gastos e investimentos feitos na polícia. Ou seja, na verdade é a polícia prestando contas para a população, mostrando pra onde foi o dinheiro dos nossos impostos. Como não estou nada acostumado com esse tipo de relação polícia X população, faço questão de colocar aqui para vocês.





Essa questão de relacionamento com a população e "alguma" transparência na verdade não acontece somente uma vez ao ano, por meio desse papel enviado pelo correio. Se formos no site da "Thames Valey Police", encontraremos muitas coisas interessantes. Exemplos:

- O documento que recebi em casa está no site em formato PDF;
- Informações sobre como se previnir contra determinados crimes (sim, porque se vc ainda acha que no mundo desenvolvido não há crime, está vivendo em outro planeta!);
- Informação sobre eventos, as prioridades, o que acontece na minha área especifica (de não mais que 3Km2) e os nomes e fotos de quem é responsável por ela.

Além de uma coisa interessante chamada "Neighbourhood Watch Scheme". O programa consiste em diversas coisas mas a idéia básica é unir os moradores de sua rua interessadas no assunto pra que todos ajudem a reduzir a criminalidade. Esses moradores recebem informação direta da polícia sobre prevenção e também "tomam conta" das casas uns dos outros caso um vizinho viaje de férias. Por exemplo, se o vizinho esqueceu de cancelar a assinatura do jornal impresso, ele vai ficar acumulando na porta e pode ser chamariz para ladrão.

Enquanto isso em Londres... a polícia (que já é outra! A "Metropolitan Police") lançou -debaixo de muitas críticas - o "Crime Map", baseado em iniciativa parecida da polícia de Nova Iorque. Muito basicamente, o Crime Map é o "google maps do crime". Se vc clicar no link vai ver que eles mostram as estatísticas de crime por área (que pode ser na sua quadra) baseada em números do ultimo mês. A idéia de acordo com o governo, é reduzir o "medo de violência". Ou seja, mostrar à população que conforme as estatísticas da ultima década mostram, o crime no país é o menor dos últimos tempos, muito embora as pessoas aparentemente estejam com mais medo. Seria por culpa da TV, da internet e de muita informação? Ou estariam as estatísticas erradas?

2 comentários:

  1. Show de Bola !!!

    Crime existe em qualquer lugar, o importante é como tratar e prevenir a criminalidade !!!!

    Prestação de contas para a população, e saber aonde foi usado os nossos impostos..... ISSO SIM , PRA MIM É DE OUTRO PLANETA !!! rsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante mesmo, que eu saiba não há nada parecido com isso por aqui...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir