sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Crise, redução de impostos, Baby P e outras noticias...

Lembrei outro dia que nunca comentei noticias aqui no blog. Às vezes acho que isso tornaria o blog meio jornalístico demais, e eu não sou jornalista. Mas por outro lado acho que algumas noticias são interessantes de se comentar porque revelam um pouco dos costumes, preocupações e problemas específicos do país. Sendo assim, vamos a alguns headlines:


Contra a crise mundial: Redução de impostos

Devido à crise mundial, o governo britânico resolveu comprometer grande parte do orçamento do próximo ano fiscal com medidas pra reduzir ao máximo o impacto da recessão que está batendo à porta. Isso vai aumentas fortemente os gastos do governo e gerar endividamento recorde, fazendo com que o governo só volte a pegar empréstimo somente pra investir lá pra 2015/16 de acordo com previsões do próprio secretário do tesouro. Pro governo, é a coisa correta a se fazer em um momento "extraordinário" como esse. Para a oposição, é uma grande aposta arriscada, um gamble, e todos nós teremos que pagar isso no futuro, com aumento de impostos mais adiante.

Mas o detalhe que queria comentar é que dentre outras coisas, o pacote previu corte do VAT (parecido com o nosso ICMS) de 17.5% para 15% já a partir de 1 de dezembro, para reduzir os preços e estimular o consumo. E não é que agora você dificilmente entra em uma loja sem ver anúncios do tipo "todos os produtos agora com VAT reduzido"! Fiquei impressionado, já que no Brasil a gente sabe que geralmente essas coisas não chegam fácil e diretamente ao consumidor. Agora, se míseros 2.5% de desconto vão fazer diferença mesmo no consumo, aí é outro papo.

Baby P

Baby P (O ' bebê P', logicamente pra não identificar seu nome) é uma das notícias mais comentadas recentemente, tirando a crise mundial. Muito resumidamente, Baby P foi um bebê de 17 meses que morreu vitima de abusos, em um bairro na zona norte de Londres. Tudo indica que os abusos foram cometidos pela mãe e pelo namorado da mãe, o que já seria suficiente para o caso aparecer nos jornais daqui. Mas o que chamou atenção do país foi que a familia já tinha acompanhamento já que fazia parte de programas sociais do governo. O problema portanto foi que Baby P foi visitado mais de 60 vezes por profissionais da área social e da saúde e ninguém identificou que ele estava sendo vítima de abusos. O caso então ganhou importância nacionalmente e isso foi considerado inaceitável. Várias investigações estão sendo feitas e está gerando todo um replanejamento dos programas sociais. Saiba mais Aqui.

Fim do happy hour contra a violência

Com a crise mundial os bares e pubs do país resolveram dar novas promoções e descontos para estimular os clientes. Uma delas é a já conhecida "happy hour", onde você paga uma bebida mas bebe duas.
Por outro lado, estatísticas mostram que 40% dos crimes de violência do país estão relacionados à bebida alcoólica.
Sendo assim, o governo do Sr. Brown está considerando que bebida mais barata nos bares (e mesmo nos supermercados) é inaceitável - dizendo até que é uma atitude irresponsável por parte dos bares - e está estudando várias medidas, incluindo proibir a happy hour nos pubs. Algumas medidas já foram colocadas em prática, como aumentar a multa pra quem for pego por estar doidão e desordeiro na rua (de 500 para 2500 libras). Vai dar muito o que falar ainda...

O caso Jonathan Ross e Russell Brand

Esse já é um caso um pouco mais velho (mais de um mês), mas merece comentário. Jonathan Ross é um apresentador de talk show tipo Jô Soares, Jay Leno, Letterman... Com a diferença de que o programa dele só existe 1 vez por semana. Russell Brand é um apresentador/comediante/colunista do qual conheço pouco, mas é uma figura conhecida (cara de maluco por sinal!).
Acontece que Russell Brand tinha também um programa de rádio na BBC, e convidou o Jonathan Ross como convidado especial. Neste programa, eles ligaram para um ator (Andrew Sachs), basicamente pra entrevistá-lo e brincar com ele. Mas o ator não estava em casa e eles resolveram deixar recado. Aí que erraram na dose: deixaram recado fazendo palhaçada, falando algumas besteiras (principalmente relacionadas à neta do ator, que é uma celebridade conhecida também). Durante o próprio programa eles viram que foi meio exagerado e ligaram de novo, deixaram outro recado se desculpando e tal... tudo isso em tom de brincadeira.
Mas não é que a coisa saiu de controle? Milhares ouvintes mandaram mensagens para a BBC reclamando que tudo foi de mau gosto e a coisa começou a escalar. Resultado: os programas na BBC de ambos (Jonathan e Russell) foram suspensos, Russell acabou pedindo demissão e 2 executivos da BBC - que deram o OK pra que o programa fosse transmitido na rádio - foram mandados embora também. Daí que fiquei curioso e fui lá ouvir o tal "trote". Sinceramente, não achei nada de mais pra gerar esse problema todo. Fiquei pensando depois nas maluquices do Casseta & Planeta e do Pânico e putz, achei que seria mais ou menos o mesmo nível. E também acho que isso só aconteceu porque era na BBC, porque se fosse em outra TV comercial daqui mesmo, acho que nada aconteceria. Pra quem não sabe, a BBC é do governo e é mantida com impostos. Aliás, um imposto muito específico: o TV Licence, que todo o mundo que tem TV aqui tem que pagar anualmente. Ou seja, foi o clássico caso de os verdadeiros donos (a população) meterem o nariz na programação.

Enfim, interessante... Só que enquanto isso, sinto falta do programa de entrevistas do Ross, que eu não via sempre mas é até bem legal!

4 comentários:

  1. Fala rapaz!
    Acabei de aprovar teu comentário lá no meu blog. Também achei teu blog interessante. É maneiro o que está fazendo - estudando fora. Também penso em fazer isso um dia. I hope so!.

    Sobre o Lula... sem comentários né bro? A equipe dele é muito fraca e teremos problemas nos próximos dois anos... tomare que a crise não seja tão profunda, a ponto de pressionar o balanço de pagamentos...

    Sobre isso, se tiver tempo, dê uma olhada em artigo que escrevi http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?rl=as&uid=15513269857066860204&aid=1225542047

    Enfim, estou adicionando o teu blog lá na minha bloglist... Se dê coloque o meu na sua tb, vlw?

    Sds,
    VW

    ResponderExcluir
  2. Ae Spock, excelente idéia essa de comentar o noticiário porque realmente faz parte da vida, da cultura que vc está vivendo ... e veja o que é o networking: eu tanto falei do blog de um pro outro
    q agora os dois se adicionaram !!! ehhehe

    Aproveitei pra dar uma olhada no blog da gringa no rio, mto engraçado ver a visão dela sobre a importância que as pessoas dão ao futebol ... hehehe

    ResponderExcluir
  3. Por aqui houve a redução do IPI,o que ocasionou uma queda de 3 mil no preço do carro popular.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Estela,

    É... tô sabendo.
    Se for pra falar em preço de carro, aí a queda do VAT também influencia. Diferente do Brasil, aqui não tem muitos nomes de imposto cascateados um no outro... VAT incide sobre tudo e já no final da transação.

    Sendo assim, carro de 10 mil libras também cai obrigatoriamente umas 250 libras.

    ResponderExcluir