segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A horrível comida inglesa? - Parte 1

Tem brasileiro que enche a boca pra falar que a comida na Inglaterra é horrível e que passou a comer muito mal ao viver aqui. Continuo discordando fortemente. E ainda me arrisco a dizer que como até melhor (ao menos de forma mais saudável e balanceada) aqui do que no Brasil. Nos supermercados praticamente tudo é acessível. Vi uma pessoa que concorda comigo usar como exemplo o fato de que ela come muito mais peru do que frango por aqui, até porque peru chega a ser mais barato. Verdade! E não só peru como salmão, bacalhau, atum (tudo isso já em posta ou filé) e muita coisa que no Brasil é só uma vez na vida outra na morte, aqui é extremamente acessível ali no supermercado.

Até ingredientes pra deixar o prato mais "extravagante" que no Brasil você teria que tentar achar em lugar especializado e pagar fortuna, aqui você encontra em qualquer Tesco - supermercado tão popular quanto o "Guanabara" ou talvez o "Extra" - da esquina. E barato. Ex: mostarda dijon/integral, creme de leite fresco francês ("crème fraîche"), queijo parmesão ou mozzarela de bufala de primeira direto da Italia (aliás, queijos em geral!), presunto de Parma, pão ciabatta, etc... Tudo isso por preço unitário que muitas vezes nem chega a 1 libra.

Mesmo quando o assunto é carne - que no inicio confesso que me decepcionei e quase desisti - também há boas opções. Se você for ao Waitrose (que é um mercado um pouco mais elitizado) encontrará carne de boa qualidade... mas pagará preço meio alto. Se você mora em Londres, há vários açougues brasileiros. Procura saber onde está o mais perto de você. Se a empresa em que você trabalha (ou algum amigo trabalha) tem convênio com Makro e Costco, vá lá porque o Makro constuma ter carne brasileira e o Costco tem carne britânica mas de boa/ótima qualidade, geralmente a bons preços. Por fim, descobri que o ASDA costuma ter carne decente (não tão boa quanto a dos exemplos anteriores) a bons preços e mais facilmente disponível, já que ASDA é um dos 3 grandes (junto com Tesco e Sainsbury's). Mas eu nunca mais compro carne no Tesco porque em todas as vezes que tentei era horrível e sem gosto. Ah, e não esqueça a Brazil Products que entrega no país todo.

Ou seja, as boas opções estão aí, contanto que você saiba onde comprar. Mas que eu lembre, no Brasil se você não souber onde tem carne boa também vai sofrer, certo? Correndo inclusive o risco de fazer churrasco com picanha dura - ou mesmo "picanha que não é picanha" - e linguiça de má qualidade.

O papo sobre carne me lembra de comentar sobre os vegetarianos. Me arrisco a dizer que todos os restaurantes no Reino Unido possuem opções de prato vegetariano (geralmente marcado com um "V" verde no menu). Estima-se que no país existam cerca de 4 milhões de vegetarianos (7% da população) e que entre os mais jovens o percentual chega a 12%. Entre nossos amigos mesmo há vários e sempre que nos reunimos a gente se organiza pra ter comida vegetariana também. Ser vegetariano certamente não é fácil mas é muito mais tranquilo por aqui.

No próximo post continuo o assunto alimentação comentando um pouco sobre restaurantes e provando que se quiser você nem come nada britânico. Aliás, mesmo se quiser pode ser difícil de encontrar. :-))

Foto1: o tradicional e infame café da manhã completo inglês (full english breakfast). Com torrada, ovo, tomate, salsicha, cogumelos (mushrooms/champignon), feijão (baked beans), ovo e bacon (que na verdade é como um presunto frito).

Foto2: Chicken Curry. Um dos muitos pratos indianos que foram adaptados ao Reino Unido e agora são considerados comida típica britânica. Nós aqui em casa passamos a adorar!

Foto3, 4 e 5: Bacalhau, bife e salmão com sei lá o quê! Comida britânica mais contemporânea, com influência de outras culinárias. É o mais comum de se encontrar nos restaurantes hoje em dia, em um movimento liderado pelos vários "chefs celebridade" do país (Gordon Ramsey e Jamie Oliver sendo os mais conhecidos no Brasil).

8 comentários:

  1. A propósito, almocei uma vez na casa de meu orientador e a esposa dele preparou um casserole, simplesmente delicioso e um prato tipicamente inglês. Eu aqui tb fico nos peixes e carnes brancas, ainda não acertei na carne de vaca. Gostei das dicas, vou procurar. Abraços, Cristina (from Brighton)

    ResponderExcluir
  2. Olá vivo em uma cidade próxima a Manchester, com meu namorado inglês, que aliás cozinha muito bem, concordo em relação a qualidade dos produtos e o preço, já ganhei uns quilinhos, mas tenho saudades do feijão da minha mãe e a comidinha simples do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. anônima disse...
    deve ser muito legal viver e comer as comidas daí !! mas o brasil...

    ResponderExcluir
  4. Discordo... Moro na Inglaterra há anos e, certamente, não troco a culinária brasileira pela daqui...

    ResponderExcluir
  5. Também discordo. A comida é demasiado temperada e tudo vem pré feito. O peixe do mercado não é fresco e a variedade de legumes é muito pequena. Tenho saudades de Portugal

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu adorei o café da manhã deles, experimentei quando estive em Edinburgh. Gostei mesmo, muito reforçado, tanto que nem almocei naquele dia. Mesma coisa no meu último dia em Londres.
    Não achei a comida ruim; não sou muito de carne, sempre preferi mais peixe. E adorei a variedade de coisas para comer no mercado.

    ResponderExcluir
  7. Bom, a comida brasileira e bem mais variada e rica e isso se verifica nos mercados tambem. Ha mais variedades de vegetais por exemplo e a comida brasileira e mais fresca. E isso e valido com relacao a toda a Europa e EUA. Mas oque ele disse com relacao a produtos tambem e verdade.. a mostarda dijon, o salmao , o camarao, o queijo frances, o azeite sao bem mais acessiveis no Reino Unido que no Brasil, por razoes obvias. Aqui o mercado europeu funciona mesmo e no Brasil os produtos importados sao super taxados.

    ResponderExcluir