segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Top 10 coisas que você precisa se acostumar em UK - parte 2

Continuando a ultima postagem, vamos aos 5 primeiros do meu ranking.


5- Confiança. Brasileiro é cachorro maltratado pela história, talvez por isso a gente desconfie até da própria sombra. O Reino Unido também já sofreu com muita coisa no passado, mas aqui fiquei com a impressão de que há uma confiança muito maior nas pessoas, instituições e sistemas, ainda que eles às vezes não funcionem muito bem. Ninguém é obrigado a carregar carteira de identidade no bolso por exemplo, nem pra dirigir. E se o policial te parar na rua e aplicar uma multa? Aí você diz o seu nome e endereço (ele vai ter que confiar que você é você mesmo!) e você terá 1 semana para se apresentar (sim, por conta própria!) na delegacia com os documentos. Para tirar a carteira de motorista em si você envia tudo via correio (incluindo teu passaporte!) e eles devolvem tudo pelo correio também. Para fazer o seguro do seu carro você faz tudo via internet e ponto final. Ninguém pede documentos e ninguém vai querer inspecionar e tirar fotos de cada detalhe do seu carro. Se você falou que o carro é aquele e está inteiro, então pronto.

4- Trânsito. Todo o mundo já sabe que os carros andam à esquerda por aqui, mas cabe lembrar que mesmo que sua ideia não seja a de dirigir no país, você precisará se acostumar ao trânsito. Nos primeiros dias até mesmo atravessar a rua pode ser perigoso caso não esteja prestando atenção, já que a tendência natural é olhar para o lado errado. Pegar ônibus também é diferente pois afinal, o ponto fica "do outro lado da rua" e embarca-se pelo outro lado também. Em compensação os motoristas são em geral muito (mas muito mesmo) mais tranquilos e educados no trânsito. No Rio de Janeiro se você não for um pouco agressivo pra trocar de pista ou se unir ao trânsito de uma avenida mais agitada, você simplesmente não sai do lugar. Ninguém dá passagem! Enquanto isso aqui as pessoas querem tanto dar passagem para os outros que te dão espaço até quando você não quer. No Rio o pedestre mesmo atravessando na faixa deve esperar o sinal fechar para os carros e dar aqueles segundos a mais pra esperar os engraçadinhos que eventualmente irão avançar. Aqui você tem até que tomar cuidado pra não parar o trânsito sem querer, já que só de estar parado perto de uma faixa no estilo dessa ao lado (que não tem semáforo) vai fazer com que os motoristas te deem preferência. (Sim, é igual a clássica foto dos Beatles, na Abbey Road)

3- Clima. Brasileiros que vivem nas regiões do país onde é quente praticamente o ano todo (ou seja, maioria!) geralmente tem uma visão básica sobre clima fora do Brasil: faz frio. Mas não é assim tão simples já que muitos lugares do mundo têm estações do ano bem definidas. No sul da França e grande parte de Itália, Portugal e Espanha no verão faz sim 40 graus bastante incômodos. Algumas regiões do Canadá por exemplo têm desde -40 no inverno até quase +40 no verão.
Dito isto, o Reino Unido não tem essa extensão toda de temperatura e é considerado "ameno" o ano todo. Significa que o inverno raramente vai abaixo de zero durante o dia mas também que verão acima de 30 é raríssimo. Temperaturas à parte, é bom se acostumar com uma característica mais predominante: as nuvens. Aqui é um dos poucos lugares do mundo onde é possível ter semanas consecutivas de tempo predominantemente nublado em qualquer estação do ano (em grande parte da Europa, no inverno isso é até comum, mas não no resto do ano). Então sim, pode ser um pé no saco. Ah, e o inverno é bastante escuro e curto (poucas horas de luz do dia). Isso porém não significa que você pousa no país e nunca mais vê o sol. Há vários períodos de clima agradável e sim, céu aberto azulzinho e sol. Sendo assim, aprenda a aproveitá-los. Dia de sol no meio da primavera/verão - quando ainda há luz do sol até umas 10 da noite - é extremamente agradável pra ficar na rua e aproveitar. E não tão raro assim como o estereótipo sugere. Praia também lota no verão (vide foto de Bournemouth ao lado). Mas é aquilo, né? No Brasil às vezes o verão é ruim mas o inverno pode ser doidão e com o maior calor. E primavera e outono também estão aí e não deixam a desejar. Já aqui não tem jeito: se o verão desse ano não é bom - e bom significa que houve número decente de fins de semana de sol e temperatura "morna" entre Maio e Setembro -, já era. Reza pro ano que vem ser melhor. Como não dá mesmo pra contar com o daqui, mais fácil fazer uma viagem curtinha pra outro canto da Europa pra curtir um verão mais confiável.

2- Almoço no trabalho. Tradicionalmente o almoço é a refeição menos importante do dia por aqui. O normal é comer um sanduíche em torno do meio-dia - muitas vezes de frente para o computador - e ir pra casa no fim do dia pra aí sim ter uma refeição completa (a proper meal) em casa com a família no jantar. Muitos brasileiros por aqui consideram isso como comer mal mas eu acho que não necessariamente deixa de ser saudável. Sanduíche não significa McDonalds assim como refeição completa não significa saudável! Geralmente come-se um sanduíche balanceado, com proteína e saladas, às vezes uma sopa... e vejo o pessoal lá no trabalho também intercalando as refeições com frutas. Nada mal. Só que eu acho nutricionalmente ok mas social e mentalmente ruim. O problema que vejo nessa tradição não é exatamente na comida em si, mas no fato de não haver o costume de sair do ambiente de trabalho e almoçar em grupo, o que pra mim é tão importante quanto o alimento em si. Logicamente que nem todo o mundo é igual e sendo ou não por conta da globalização, vejo muita gente (ingleses ou não) parando devidamente pra almoçar.
Além disso nada te impede de levar uma marmita com feijão e arroz pro trabalho. E você também pode sair pra comer fora, embora dependendo da região onde se trabalha, pode não ser assim tão fácil ter muitas opções com o devido custo-benefício. Com sorte a empresa em que você trabalha possui algum tipo de restaurante subsidiado no prédio, o que significa comida legal (sanduíche e outros, para gregos e troianos) a bons preços.

1- Sotaque(s). Ainda que você fale e entenda inglês muito bem, é muito provável que como brasileiro você esteja mais acostumado ao jeito americano de falar. Ao chegar em UK você vai provavelmente sofrer um pouco (ou muito). Mas não cometa o erro de achar que é preciso simplesmente entender o "sotaque britânico"! Primeiro porque não há somente um sotaque no Reino Unido. Em Londres fala-se de um jeito, no Leste de outro, o norte da Inglaterra soa de outra forma... E jamais esqueça que Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também fazem parte do Reino Unido, cada um com seu(s) sotaque(s). Fora isso, cada geração e cada classe social tem seu jeito de falar, assim como acontece em qualquer língua. Ou você realmente acha que um adolescente "do gueto" fala do mesmo jeito pomposo que a Rainha? Ah, e lembre-se que o país é cosmopolita. Ou seja, vai se acostumando a pessoas falando inglês com sotaque indiano, polonês, italiano, francês, chinês... E nem todo o mundo falando corretamente (incluindo os nativos!). Estudo inglês desde criança, considero que falo muito bem mas não tenho vergonha em falar que deixo de entender muita coisa de vez em quando. Sempre aprendendo! E na verdade, tem muito nativo de uma região que não entende o que o outro fala.

11 comentários:

  1. Adorei o blog, parabéns! continue contando histórias e curiosidades ai da terra da rainha =D

    ResponderExcluir
  2. olá!
    gostei muito do blog :]
    sempre quis visitar a Inglaterra, e até mesmo morar aí [quem sabe um dia!]
    li vááárias coisas que vc já escreveu aqui, e tudo isso só me fez ficar ainda mais fascinada por esse país!
    achei muita coisa que eu sempre quis saber, mas nunca soube onde procurar!
    continue postando, por favor!:D
    ah, e eu queria saber uma coisa..vc já foi a Bournemouth?se sim, recomendaria uma pequena viagem de 1 mês pra fazer um curso de inglês lá?? eu andei pesquisando na internet..e vi algumas pessoas dizendo que lá é muito bom pra visitar, mas apenas pra passar alguns dias, além de que muita gente vai pra lá para descansar...isso me deu a impressão de uma cidade meio parada,sabe? se puder me dar alguma dica, agradeço!
    bjos e parabéns pelo blog! :)

    ResponderExcluir
  3. Taís,

    Bournemouth certamente não é agitada como Londres. Pense em uma cidade brasileira onde as pessoas têm casa de veraneio (Região dos Lagos no RJ por exemplo). Geralmente não tem nada acontecendo durante a maior parte do ano, tudo fecha cedo, muitos lugares nem abrem, etc... Mas nas férias de verão e principalmente no carnaval, fica lotada, certo? Bournemouth é provavelmente parecido, mas sem os trios elétricos. (risos)

    Se for pra ficar 1 mes na cidade, que seja entre Maio e Agosto que é quando TODAS as cidades do país (e pq não... da Europa!) têm muito mais eventos, principalmente ao ar livre (shows, maratonas, parques, esportes, etc...). Não esqueça que nessa época tem luz do sol até tarde (10PM e ainda tá claro), o que aumenta o interesse das pessoas em ficar na rua. Com alguma (ok... muita) sorte faz até calor suficiente durante o dia pra uma praia.

    Se por "cidade parada" vc quer dizer "sem night", pode ter certeza que tem uma meia duzia de boates, pubs e afins para passar a noite. E no verão devem ficar cheias. Se vc está pensando no verão de 2009 especificamente, espera-se que cidades como Bournemouth sejam destino ainda mais popular de férias graças à atual libra enfraquecida (com relação ao euro).

    Mas de novo: não espere ambiente de cidade grande... simplesmente porque não é.

    Mas respondendo à pergunta: não, ainda não fui a Bournemouth. Mas justamente porque se for, irei no verão. ;-)

    Obrigado pelos comentários e visitas de todos vcs!!

    ResponderExcluir
  4. Estou morando em Brighton desde set/2007. Vim fazer PhD, com bolsa, e devo ficar até out/2010. Eu elejo sem pestanejar o clima como a parte ruim de se viver aqui. É exatamente como vc escreveu, já estou torcendo para que haja verão em 2009, já que em 2008... Ótimo blog, vou virar assídua. Cristina

    ResponderExcluir
  5. Ed, muito legal esse blog seu!
    Olha, tô indo pra Bournemouth em setembro e fico até março! Pelo que li aqui, tô fazendo a maior burrada do mundo pq a cidade vai estar paradinha e acho que vai acabar ficando mais difícil de arranjar emprego. Mas agora é tarde...tá tudo pago!
    E (também pelo que li aqui) acho que nao vou ter muitas chances de ir á praia. Mas tudo bem, já passei a vida inteira no nordeste do Brasil, 6 meses de frio vao ser uma boa esperiencia. O problema é: quao frio?? voce sabe qual é a temperatura lá no inverno?
    Um abraço
    Dandara

    ResponderExcluir
  6. Dandara,

    Sobre médias de temperatura, o site da BBC é muito bom. Infelizmente por lá não tem Bournemouth exatamente, então não dá pra saber exatamente quão frio. Mas tenho certeza de que não é muito diferente de Londres. No dia a dia vai ser mais ou menos a mesma temperatura, com um dia ou outro fazendo 1 ou 2 graus a menos que Londres. A diferença é que deve ter um vento meio chato vindo do mar. :-)

    Dá uma olhada lá: http://www.bbc.co.uk/weather/world/city_guides/results.shtml?tt=TT003790

    Setembro e Outubro deve ser "ok": chance praticamente zero de dar calor de praia mas é normal esperar que seja um clima moderado (máxima em torno dos 20 graus em setembro). Mas esfriando com o passar dos dias...

    Espero que ajude.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi...to pensando em ir pra bournemouth em marco...o q acha?? Me de dicas....é melhor londres ou bounermouth?? Me ajude a decidir...abraços...Luisa Helena...Bh Minas gerais

    ResponderExcluir
  8. achei o blog por acaso, amei *.* ta nos meus favoritos :D

    ;)

    ResponderExcluir
  9. Ed,
    Parabéns pelo blog. Tive a grande chance de trabalhar em Londres e viver por um ano. Mesmo com todas as nuvens, chuvinhas finas, "Are you fine?"="not so bad", enfim, fui arrebatada por tudo. Foi um belo ano e uma paixão intensa por esta cidade. Aproveite muito sua oportunidade profissional e de vida. Enquanto isso, seus leitores se deleitam com suas histórias!Sucesso!
    Abç.
    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Adorei o Blog! To curtindo muito cada informação!

    ResponderExcluir