Uma semana se passou e já dá para se sentir mais em casa. Para começar, acho q só agora coloquei o sono em dia e me acostumei com o novo fuso-horário. Além disso, já estou mais à vontade no trabalho e, entre as várias coisas que são diferentes do que se espera antes de vir, as pessoas no trabalho são legais: me sinto como se estivesse começando em qualquer escritorio no Rio de Janeiro. As pessoas conversam, brincam, há os momentos para tomar um café/chá e falar "sobre o nada"... Nada de um lugar de gente fria que mal fala "bom dia" e "até amanhã", como muitos possam achar.
O que realmente mudou o meu ânimo foi a visita de poucas horas que fiz ao centro de Londres. Foi onde vi muitas pessoas, muitos pontos turisticos, pude visitar alguns museus (todos excelentes e de graça)... Muitas coisas impressionam, mas uma curiosidade interessante para nós é o fato de vc encontrar uma quantidade GIGANTE de brasileiros na Rua. Mas como vc sabe q são brasileiros, Ed ? Pq eles estavam conversando em português, e quando se está fora do país se reconhece sua lingua-mãe com uma facilidade imensa ! (risos)
Sendo assim, confirmei que definitivamente não sou um cara de cidade pequena. Ahh, acho q não comentei que até agora fiquei em um hotel em Slough, né ? Slough é uma cidade predominantemente industrial/comercial (muitas grandes empresas) a oeste de Londres (coisa de 20 Km de "Central London", o que significa 10-20 min de viagem de trem). Slough também é conhecida como um dos maiores destinos escolhidos por Paquistaneses, Indianos, Muçulmanos em geral e Poloneses para morar. Por conta dessas e outras características, Slough é contra-indicado por 10 em cada 10 ingleses como lugar para viver. Depois de Slough, vou ficar por 1 mes em Maidenhead (na casa de um amigo), uma cidade pequena mas considerada de alta renda, a uns 10 km a oeste de Slough.
Pois bem... Slough realmente não precisa comentar : é o cocô do cavalo do bandido para todo britânico, exemplo de cidade ruim para eles. Confirmei isso em um programa q passou na BBC e falava justamente em como a cidade está sofrendo com a imigração ilegal que rola por aqui. Um colega meu falou "então é uma São Gonçalo ou uma baixada fluminense de UK". heheehehe Definitivamente não... ainda é muito melhor q São Gonçalo, Nova Iguaçu e afins. É ruim para os padrões daqui... e ponto.
Já Maidenhead é uma cidade muito bonita, próxima do trabalho e ainda assim próxima de Londres (isso pq aqui vc viaja de uma cidade a outra de trem com a facilidade de quem pega metrô entre Siqueira Campos e Carioca). Mas por ser pequena (30mil habitantes, acho) eu acho horrível andar na rua às 7 da tarde e não ver praticamente ninguém !
Resumindo as impressões das primeiras semanas :
- Ingles não é todo fechadão;
- Aliás, quem é inglês por aqui ? É tanta gente do mundo todo, são tantas raças, tantas cores que te desafio a identificar no olhar quem é cidadão e quem não é ! Sabe aquele cara barbudo usando turbante ali na esquina ? Pode ser um cidadão britânico, que nasceu aqui e falando ingles perfeito !
- O sistema de trem é muito bom mesmo. Um pouco caro, mas funciona perfeitamente;
- Saber ANTES DE SAIR DE CASA qual o exato minuto em que seu trem ou seu ônibus vai passar é excelente;
- o metro de Londres (Underground ou "Tube" para os mais intimos) é excelente também. Embora fique lotado na hora do rush (ainda não peguei, pq não preciso usá-lo neste horário), a capilaridade e a velocidade de uma estação a outra é muito boa na minha opinião.
- É outra qualidade de vida ! Demorei um tempão para perder a neura carioca de achar que todo mundo é um assaltante em potencial. Enquanto no Rio eu faria de tudo para nem parar no sinal vermelho (e se parasse seria de vidros fechados e com insulfilm), aqui tem gente parando no sinal com Mercedes conversível e capota aberta.
- O clima é diferente, mas eu esperava algo muito pior. Esperava nem ver o sol direito, mesmo no verão. Para vcs verem... espectativa é tudo ! (risos) Mas eu SEI que vai ficar muito pior, nem que seja no inverno.
Clique aqui e leia mais...