quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Capitulo 2 - Nada como uma semana após a outra

Uma semana se passou e já dá para se sentir mais em casa. Para começar, acho q só agora coloquei o sono em dia e me acostumei com o novo fuso-horário. Além disso, já estou mais à vontade no trabalho e, entre as várias coisas que são diferentes do que se espera antes de vir, as pessoas no trabalho são legais: me sinto como se estivesse começando em qualquer escritorio no Rio de Janeiro. As pessoas conversam, brincam, há os momentos para tomar um café/chá e falar "sobre o nada"... Nada de um lugar de gente fria que mal fala "bom dia" e "até amanhã", como muitos possam achar.

O que realmente mudou o meu ânimo foi a visita de poucas horas que fiz ao centro de Londres. Foi onde vi muitas pessoas, muitos pontos turisticos, pude visitar alguns museus (todos excelentes e de graça)... Muitas coisas impressionam, mas uma curiosidade interessante para nós é o fato de vc encontrar uma quantidade GIGANTE de brasileiros na Rua. Mas como vc sabe q são brasileiros, Ed ? Pq eles estavam conversando em português, e quando se está fora do país se reconhece sua lingua-mãe com uma facilidade imensa ! (risos)

Sendo assim, confirmei que definitivamente não sou um cara de cidade pequena. Ahh, acho q não comentei que até agora fiquei em um hotel em Slough, né ? Slough é uma cidade predominantemente industrial/comercial (muitas grandes empresas) a oeste de Londres (coisa de 20 Km de "Central London", o que significa 10-20 min de viagem de trem). Slough também é conhecida como um dos maiores destinos escolhidos por Paquistaneses, Indianos, Muçulmanos em geral e Poloneses para morar. Por conta dessas e outras características, Slough é contra-indicado por 10 em cada 10 ingleses como lugar para viver. Depois de Slough, vou ficar por 1 mes em Maidenhead (na casa de um amigo), uma cidade pequena mas considerada de alta renda, a uns 10 km a oeste de Slough.

Pois bem... Slough realmente não precisa comentar : é o cocô do cavalo do bandido para todo britânico, exemplo de cidade ruim para eles. Confirmei isso em um programa q passou na BBC e falava justamente em como a cidade está sofrendo com a imigração ilegal que rola por aqui. Um colega meu falou "então é uma São Gonçalo ou uma baixada fluminense de UK". heheehehe Definitivamente não... ainda é muito melhor q São Gonçalo, Nova Iguaçu e afins. É ruim para os padrões daqui... e ponto.

Já Maidenhead é uma cidade muito bonita, próxima do trabalho e ainda assim próxima de Londres (isso pq aqui vc viaja de uma cidade a outra de trem com a facilidade de quem pega metrô entre Siqueira Campos e Carioca). Mas por ser pequena (30mil habitantes, acho) eu acho horrível andar na rua às 7 da tarde e não ver praticamente ninguém !

Resumindo as impressões das primeiras semanas :

- Ingles não é todo fechadão;
- Aliás, quem é inglês por aqui ? É tanta gente do mundo todo, são tantas raças, tantas cores que te desafio a identificar no olhar quem é cidadão e quem não é ! Sabe aquele cara barbudo usando turbante ali na esquina ? Pode ser um cidadão britânico, que nasceu aqui e falando ingles perfeito !
- O sistema de trem é muito bom mesmo. Um pouco caro, mas funciona perfeitamente;
- Saber ANTES DE SAIR DE CASA qual o exato minuto em que seu trem ou seu ônibus vai passar é excelente;
- o metro de Londres (Underground ou "Tube" para os mais intimos) é excelente também. Embora fique lotado na hora do rush (ainda não peguei, pq não preciso usá-lo neste horário), a capilaridade e a velocidade de uma estação a outra é muito boa na minha opinião.
- É outra qualidade de vida ! Demorei um tempão para perder a neura carioca de achar que todo mundo é um assaltante em potencial. Enquanto no Rio eu faria de tudo para nem parar no sinal vermelho (e se parasse seria de vidros fechados e com insulfilm), aqui tem gente parando no sinal com Mercedes conversível e capota aberta.
- O clima é diferente, mas eu esperava algo muito pior. Esperava nem ver o sol direito, mesmo no verão. Para vcs verem... espectativa é tudo ! (risos) Mas eu SEI que vai ficar muito pior, nem que seja no inverno.

4 comentários:

  1. Ahahahahah !!! Tu não é mole, né ? Tinha que falar de São Gonçalo, seu sacana !!! Mas, pra dizer a verdade, se em Slough você não precisa trocar de sapatos quando chega no trabalho, então você tem toda a razão ! rsrsrsrs... Parabéns pelo Blog, está show... Ah, a parada chegou aqui em casa. Muito obrigado mesmo. Agradece tua esposa. Um abração !!! Rafa

    ResponderExcluir
  2. Oi Edu !!
    Também vou fazer a reclamação !! Eu moro em nikiti, mas nasci em são gonça, comparar são gonça não foi mole !!! rsrsrs
    Adorei os capítulos, espero ver muito mais !!
    Boa sorte, nesta etapa dessa sua vida !
    beijjjjjjjjjos !
    Erica

    ResponderExcluir
  3. Fala ae Spock/Dudu,

    Meu amigo fico feliz em ver não só através dos papos que agente tem tido, mas agora também por meio desse bem escrito blog (pepecegear sempre, até no blog né ? hehehe), que está se adaptando bem ao turbilhão de mudanças por qual sua vida está passando. O sucesso na terra da Tia Beth é questão de tempo ...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. hehe... quanto à comparação com são gonça, ela foi feita por um amigo que mora lá. ;-)

    Agora... não lembrava mesmo dessa estória do Rafa ! Realmente, ele chegava no trabalho com um sapato e trocava, pq estava cheio de lama ! uahahaha

    Sendo assim, Slough é muito melhor mesmo: 100% é asfaltada (hehehe) e se quiser vc pode ir e vir pro trabalho de bicicleta (ciclovias espalhadas pela cidade toda). Aliás, há quem vá de uma cidade a outra de bike... ou pedalando direto ou entrando de bike e tudo no trem. Mas isso é papo para um post falando só disso ! ;-)

    Abraços.

    ResponderExcluir