terça-feira, 27 de novembro de 2007

Capitulo 8 - En Madrid - ¿los cariocas europeos ?

Acabamos de voltar de Madrid. Fiquei de terça a sábado por lá e essa foi minha primeira (de muitas, espero !) viagem ao "continente". Ao sobrevoar aquele pedaço da Espanha próximo do aeroporto já se nota como o lugar é bonito e parece todo "desenhado", visivelmente bem planejada. Já no taxi a caminho do hotel sente-se um ar extremamente familiar. Os prédios, a largura das ruas e a urbanização como um todo, muita coisa lembra do Brasil. Muitas ruazinhas parecendo o centro do Rio de Janeiro, muitos prédios lembrando a Zona Sul (principalmente Copacabana). A diferença, claro, é que tudo é limpo e bem mais organizado. O idioma também é familiar, e me senti tranquilo falando espanhol. As aulinhas na Embratel e posteriormente da "Betí" foram fundamentais e suficientes. Me senti semi-fluente. E não me venha com aquele papo de "eu gosto mais do jeito do espanhol de falar do que dos latinos". A imigração em massa já misturou tudo e você vai ouvir sim muita gente pronunciando "ll" que nem o nosso "j".

A cidade é definitivamente muito bonita. O clima também ajuda : agora no Outono, ultima semana de Novembro, bons 15 graus de máxima e um céu azul com sol. Ok. Sei que você que está aí no Rio vai dizer "que frio", mas eu estando a quase 5 meses por aqui acho 15 graus agradável, contanto que não esteja ventando. Aliás, parênteses : 15 graus para britânico é para homem andar na rua de camiseta e mulher de saia curta mostrando as pernas !! Já os madrileños visivelmente sentem mais frio (acostumados com o calorzão do verão deles !) pois estavam todos com casacão pesado. Até eu e Letícia achamos demais. Será q já nos acostumamos ? Com o passar dos dias percebemos que não: é que os dias estavam variando muito. 15 graus agora, 9 graus daqui a algumas horas, quase zero à noite.

Madrid realmente lembra o Brasil. Até demais para o meu gosto eu diria. Já no primeiro dia percebe-se que as pessoas falam alto, todos são mais barulhentos. Motoristas são mais nervosos no trânsito, trocam de faixa bruscamente, sinal amarelo significa 'acelere', buzina-se bastante e de vez em quando tem um babaca que pára na faixa de pedestres. Para quem está acostumado com os britânicos, isso é completamente o oposto e, para mim, irritante!
A comida é realmente excelente. Muito variada e sempre saborosa. Também é muito parecida com a do Brasil pois tirando a comida típica e especializada, as coisas mais "normais" e corriqueiras são iguais: frango assado, bife com fritas... Mas claro, sempre no estilo europeu de se comer (que na Espanha parece ser muito mais forte): entrada (primero), prato principal (segundo) e sobremesa (postre). Sem contar o cafezinho. Há muitos restaurantes que têm um preço único (8-12 euros) que inclui tudo isso, bem como vinho/agua/refrigerante. É muito bom reconhecer os pratos que as professoras de espanhol tentavam nos explicar. Paella é sempre maravilhosa em todas as versões (mixta, mariscos, carne...) Gazpacho Andaluz? É uma sopa fria que parece molho de cachorro quente (com pimentão, tomate e cebola servidos em separado) e tem gosto de molho à campanha. Tapas ? basicamente os nossos petiscos. Parrillada de Carne ? É o churrasco mixto que tem em qualquer "amarelinho" da vida(aliás, há muitos restaurantes em Madrid que fisicamente lembram os restaurantes brasileiros). Eu gosto é de simplificar as coisas... :-)
Mas, por que comparar os "madrileños" com os cariocas? Primeiro que visivelmente a Espanha é um destino popular de férias do resto da Europa, especialmente os britânicos, já que aqui é muito calor no verão. Depois porque os madrineños são conhecidos pela vida noturna. Os caras saem umas 10PM, viram a noite, dividem o trem com o pessoal indo trabalhar às 6-8AM e ainda param no bar para comer "chocolate con churros" antes de ir para casa. Por fim, a impressão é de que para o resto da Europa, Espanha é o lugar para bagunça.
Resumindo minha experiência em Madrid para o post não ficar longo demais:

NOTA DEZ :
- Palacio Real : é imperdível passear dentro do palácio;
- Real Madrid : Existe um tour por dentro do estádio Santiago Barnabeu. Recomendadíssimo para quem é fã ou não de futebol. Você roda o estádio todo, arquibancadas, campo (sem pisar na grama, claro!), banco, vestiários, tribuna especial, sala de troféus e afins.
- Museo del Prado : maravilhoso. É para se perder lá dentro apreciando os quadros, sendo que alguns têm séculos de idade mas estão tão brilhantes e vivos que parece que foram pintados ontem.
- El Retiro : parque gigante e lindo. Imagino como não fica na primavera/verão.
- Metro : eficiente, abrangente e limpo. No centro às vezes chega a dar a impressão de que tem "estações demais" (risos). Andando pela Gran Vía dá a impressão de que tem uma estação em cada quarteirão.
- Madrid Vision : é o ônibus de 2 andares sem teto no andar de cima que fica rodando os pontos turisticos. Excelente para se ter uma visão da cidade como um todo.

- Caminhar pela cidade: mesmo com o transporte público excelente, vale MUITO à pena caminhar pela cidade. As atrações turísticas são muito próximas umas das outras e a cidade é bonita demais. De metrô você não consegue apreciar a paisagem. :-)
- preço: para quem trabalha em UK, ganha e gasta em pounds em Londres e no entorno, Madrid é uma cidade extremamente mais barata. Para quem mora em Madrid não é tanto (ganha-se pouco por lá) e para quem vem com reais no bolso, continua sendo Europa, lógico !

NOTA ZERO
- Atendimento : que má impressão que fiquei do povo espanhol como um todo. Mas o atendimento nos restaurantes chamou atenção desde o primeiro dia. Ou é lento até para você receber o cardápio, ou o garçom não olha para você direito, ou o garçom tem má vontade, ou tudo junto. Pensei que estava sem sorte, mas lendo nos orkuts da vida já deu para perceber que é uma coisa meio comum. Isso falando o idioma deles, porque se não falar, parece que é pior ainda. Tive bom atendimento em alguns poucos lugares, e fui muito bem atendido no hotel (aí sim, excelente !).
- Barulhento : antes de ir para lá, fiz o meu dever de casa e portanto já sabia que a Gran Vía (avenida principal da cidade) era movimentada inclusive durante a madrugada. E que poderia ser barulhenta. Tanto é que escolhi um hotel que não era exatamente na Gran Vía, mas era próximo. Gente falando alto na rua após sair da boate eu até aceito, embora seja ridículo. Mas putz, gente gritando e buzinando às 3 da manhã ? Todos os dias ?!?! Vai buzinar durante meia hora no meio da madrugada debaixo da janela da puta que "te has parido"! Bando de Fernandos Alonsos do kcete !!
- Crianças 1: no metrô ao entrar com criança no colo, mais uma coisa "familiar". Demora à vera para alguém levantar para ceder o lugar. É aquela coisa que a gente conhece : fica um olhando para o outro até que algumas estações depois, alguém levanta. Mais saudades de Londres, onde é geralmente instantâneo e automático : entrou mulher com criança, levanta alguém.
- Crianças 2: Madrid como um todo não está preparada para crianças e nem cadeiras de rodas. Nenhum, eu disse, NENHUM dos restaurantes que fomos possuía aquela cadeirinha mais alta de crianças. Só tinha no hotel para tomar café (mais uma vez o hotel é nota dez !). Fora isso, andando pela cidade é escada para tudo quanto é lado para entrar e sair dos estabelecimentos e quase nada de rampas de acesso. Mais uma vez acho que já estou mal acostumado pq ter que carregar a criança no colo dentro de museus e locais turisticos porque não dá para empurrar o carrinho de bebê ou ter que subir escada rolante em loja/shopping com carrinho e tudo porque não tem elevador é algo que não lembro de ter precisado no Reino Unido.
- Inglês : Quem não fala espanhol deve sofrer, porque não se faz muito esforço para se falar inglês. Em alguns restaurantes dos pontos turisticos principais há menu em inglês e em alguns o garçom até se arrisca a falar algo mas...

Isso tudo me faz lembrar de algo que li uma vez: "No Brasil primeiro mundo é Austrália, EUA, Canadá, Japão, Europa... Na Europa, primeiro mundo é Suíça, Inglaterra, França, Alemanha..."
Pretendo voltar à Espanha, de preferência na Primavera-Verão e indo para uma cidade de litoral, para conferir as praias. E quem sabe melhorar a impressão geral.

Para finalizar, Madrid é uma cidade recomendada para se visitar sem dúvida. Se você for como solteiro ou casal sem filhos vai aproveitar mais ainda. Quem sabe não encerra a noite às 6AM tomando chocolate con churros ? Só não vai sair por aí falando alto, por favor ! (risos)

PS: COMENTEM os posts do blog por favor! Senão, parece que estou escrevendo pra ninguém e acaba desanimando.

Fotos: 1- Palacio Real / 2 - Real Madrid / 3 - Heroes - Salva la animadora, salva el mundo ! (achei engraçado ! hehe)
Video: Passeando no onibus Madrid Vision. Não ficou muito bom porque o youtube detona bastante a qualidade do video.

Mais fotos ? Visite o flog !



14 comentários:

  1. Show de bola !!!

    Engraçado que Espanha me lembra o VEGA do Street Fighter ..rsrs

    Mas deixa pra lá ....

    Cara, show de bola a sua visão do país/cidade e como voce conseguiu passar isso para o "papel". Dá pra viajar junto com voce, vivendo quase na pele (risos)algumas dificuldades que teve ao estar em outro país..

    Show...
    Ps: Nunca me encheu os olhos a Espanha, depois de seu relato de barulheira, alguns descasos e desordens ai então que só passo por lá pra vencer o VEGA no Street ...rsrs

    Abçs e saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora que 4 anos depois desse post VOCÊ passou um dia em Madrid... mesmas impressões? :-)

      Abraços.

      Excluir
  2. hhehe. VEGA é sacanagem. Bom, Tailândia me lembra o Sagat. E o Brasil, te lembra o Blanka ? (risos)

    Obrigado pelo post irmão ! A gente se fala.

    ResponderExcluir
  3. Fala Edu! Seu post sobre Madrid estava demais. Não conheço a Espanha mas pelo que você descreveu de Madrid já confirmava o que eu imaginava. É isso aí, se tiver com saudes do Brasil é só dar um pulinho na Penísula Ibérica eheheheh

    ResponderExcluir
  4. Oi Dudu!!

    Parabens pelo excelente texto!!
    Impressionante como eh facil captar exatamente o que vc quer dizer (pelo menos eu acho...) rs

    Adorei saber que as aulinhas da EBT e da Beti serviram pra alguma coisa... Agora que estou fazendo Cervantes acho que vou ficar craque!!! Eh agora ou nunca!!

    Beijos, Danny

    ResponderExcluir
  5. Coé dudu, não desanima não, continue a atualizar o seu blog, eu sempre leio. abraços, moguiness!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Marlos e Danny, já agradeci a vcs em separado.

    Caraca... até Morguiness aparece ! hehe Valeu pela força meu chapa. O blog continua firme e forte. É só ter tempo e inspiração pra escrever. (risos)

    Enquanto isso, não esqueçam de dar uma olhada no flog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Edu!!!
    Não sabia q estava fazendo um blog...aliás muuuito bom! Acho q vc deve seguir nesse caminho e , quem sabe, transforma-lo em um livro ou guia local....
    Adorei!
    Beijos e saudades de vcs!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Fala DUDU, é muito bom ler os seus pots, você passa com facilidade as sua inpressões sobre o cotidiano europeu...parabéns!...sempre quando eu quero viajar "um pouco", leio os seu posts...Um forte abraço, camarada.

    ResponderExcluir
  9. digo: suas impressões...and...seus pots...rsrsrs...

    ResponderExcluir
  10. Gostei da Espanha barulhenta e da farra q termina so as 6 da manha com chocolate e churros!Ficaria so com o chocolate!!Balada ai deve ser boooaa!!!Acho talvez, kem sabe...se der tempo...vou passar minhas ferias de verao na Espanha...rsrsrsrs
    Adorei mesmo o post...me deu ate saudade de quando tinha um blog e descrevia td com o mesmo humor q vc...sabe q vc me deu uma ideia?rsrs
    Bjuuu!

    ResponderExcluir
  11. Eduardo,
    Achei excelente o passeio que fiz com você a Madrid, lendo o seu relato, é claro...rsrsrs.
    Um forte abraço do Ed.
    Edimilson

    ResponderExcluir
  12. Caraca, é sempre bom ler suas histórias vividas num pais muito distantes...rs
    Como todos falaram, vc passa tudo muito bem explicadinho, dá pra viver o momento...
    Parabéns e não deixe de escrever.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Não suportei Madrid e nem as pessoas que lá vivem. São nojentas como a cidade que fede insuportavelmente!

    ResponderExcluir