domingo, 23 de dezembro de 2007

Capitulo 9 - O Povo : colonizador vs. colonizado

Antes de mais nada, obrigado à todos pelos comentários, principalmente no post sobre Madrid. Continuemos assim, gerando discussões e mantendo contato.

Esse post é um comentário relacionado ao blog do meu amigo Marlos, que está bloggando de lá de Sydney, Australia. No post O POVO, ele comenta sobre o jeito de ser dos aussies. Conforme combinei com ele, vamos tentar mostrar as diferenças entre os dois países, até porque sei muito bem que está cheio de gente lendo o meu blog ou o dele e pensando em imigrar para um dos dois países. Sem contar que tem muito carioca que quer imigrar e pensa logo em Australia, por ter praia e clima parecido com o do Brasil, sendo sempre quentinho (pesquise direito que você vai ver que não é bem assim!). Vale lembrar que a Australia era uma colônia britânica, na qual a independência se deu com o estatuto de 1931, aderido 100% pelos australianos em 1942. Isso se entendi bem e fiz o meu dever de casa corretamente... (risos) De lá pra cá muito mudou em ambos os países, então vamos comparar.

Marlos diz que de maneira geral o povo é educado, gentil e solidário. Não tenho nada a adicionar, também tenho o sentimento de que aqui é o mesmo. Se você vai a uma loja ou a um restaurante, espere ser atendido com um sorriso. Ficamos impressionados quando fui à delegacia (porque todos os que têm visto de mais de 6 meses devem se cadastrar na polícia) e fui extremamente bem atendido pelas policiais (mulheres!). Além disso, se duas pessoas se esbarram, ambas falarão "sorry", independe de culpa.

"O povo australiano goza de um padrão de vida muito alto (...) o povo daqui é bastante simples". Se os aussies aí usam bermudão, aqui entre os britons isso é raro mesmo no verão. O clima logicamente influencia (e muito!) a forma de vestir das pessoas. Aqui é todo o mundo relativamente bem vestido, até porque mesmo as roupas baratas são de boa qualidade. A mulherada dificilmente sai sem maquiagem na rua e muitas usam e abusam (mas a maioria fica muito bem... nada exagerado). Quanto aos homens, nada de cabelo despenteado. É comum os caras criarem penteado e botarem um gel pra ficar brilhando. Mas nada exagerado também... Terno e gravata é extremamente comum, assim como o famoso sobretudo. Eu diria que nas roupas em geral, as pessoas no dia-a-dia se vestem como qualquer carioca quando vai sair pra uma festa comum à noite. Vale dizer que é visível como a influência nas roupas do Brasil vem da Europa e não dos EUA, que é de onde as pessoas acham que o Brasil copia tudo. Agora, "(...) andarem descalças nas ruas, andarem de chinelo havaianas em vôos domésticos, motoristas de ônibus trabalhando de bermuda" ?! Isso é inimaginável por aqui !

"O espírito de comunidade também é grande". Sem dúvida meu amigo! Aqui também é assim. Quando chegar a primavera, os jardins e parques públicos ficarão todos floridos e ninguém vai lá tirar uma flor pra levar pra casa. Isso que o Marlos falou sobre sacolas plásticas para que os donos limpem a sujeira dos cães eu ainda não reparei por aqui. Mas se não está disponível publicamente, os donos provavelmente levam, porque não lembro de ter visto cocô de cachorro no chão.

"Se você por um acaso deixar alguma coisa em algum lugar, tipo um parque, você pode voltar para buscar que muito provavelmente ainda vai estar lá". Hum... não me arrisco a dizer isso por aqui não. Se for por pouco tempo, é provável que esteje lá sim mas... se você deixar uma sacola ou mochila nas estações de trem ou metrô por muito tempo, eu diria que você não encontra mais. Não que tenha sido roubada. É que eles sempre anunciam : "don't leave any items unattended! Any unattended item will be removed and possibly destroyed!" (tradução: "não deixe itens por aí de bobeira ! Qualquer item 'largado' será removido e possivelmente destruído!). Não pode dar bobeira pro terrorismo, certo? ;-)

Quanto à atos de vandalismo, eles são poucos mas ocorrem. Principalmente em coisas como pichação e quebra de cabine telefônica. Mas sim, fortes multas (ou cadeia !) para os infratores. Também fico revoltado quando vejo lixo no chão, tipo latinha de cerveja ou saco de lanche do McDonalds. Não se compara com o Rio, mas de vez em quando você encontra. Lamentável... coisas de inglês idiota, de adolescente sem educação, de gente bêbada ou de imigrante que não tem cuidado.

Lembrei de outra coisa que faz parte da sociedade e que chama atenção: a preocupação com o meio ambiente. Marlos falou em recompensa para os denunciantes, e lembrei que aqui se tiver um vizinho regando o jardim ou lavando o carro com mangueira, alguém vai ligar pra polícia e denunciar ! O infrator vai tomar uma multa e quem denunciou, uma recompensa. É pra regar o jardim com regador !!! Isso me lembra de como eu ficava lamentando lá no Rio de ver um monte de gente na rua usando a água que sai da mangueira como vassoura !

Outra coisa com relação ao meio ambiente é a questão da coleta seletiva e dos sacos plásticos. É comum o supermercado te dar desconto na conta caso você devolva alguns sacos. Além disso, em algumas lojas de roupas, eletrônicos e outros, é muito comum o caixa te perguntar: "o senhor precisa de sacola?". Nas primeiras vezes nem me liguei, mas depois comecei a perceber isso e a me sentir culpado em responder "sim". Se eu já comprei algo em uma loja e já tenho uma sacola na mão, pra que pegar outra só porque comprei uma mísera embalagem de pilhas alcalinas? Viver por aqui é se acostumar com esses novos conceitos. E fico me perguntando: "será que depois 'desacostumo' ao voltar (voltar?!) para o Brasil ?"

5 comentários:

  1. Acostumar-se com o certo, com o lógico, é sempre mais fácil !!! Duvido que "desacostume" ao voltar ao Brasil ... mas, acho que vai ficar feliz com o saquinho pra guardar as pilhas recém-compradas !!! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Fala, Ed! Valeu pela mensagem!
    O seu tb está bem legal. Voltarei aqui mais vezes.

    Se eu vou no show do Incognito?? Eu praticamente só vim morar aqui pra isso. hahahahahahaha... O ingresso pro sábado tb já está comprado. Quem sabe não nos esbarramos por lá. :-)

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Ficou legal o Post Edu, existe muita coisa parecida entre Austrália e UK, também a Austrália é um país muito novo e traços da colonização inglesa são mais marcantes do que qualquer outro país de língua inglesa. Parabéns pelo Post, qual o próximo? Aqui vai algumas sugestões: comida, outras cidades que você já foi, quais são os problemas de um lugar que pra gente parece não ter problemas, e sabemos que todo lugar tem? Vamos continuar com o debate! Feliz 2008!

    ResponderExcluir
  4. Hey Mannn..

    Eu havia escrito um comentário show de bola sobre esse post seu , mas por algum motivo (desconhecido), nao foi postado...

    Era show de bola o comentario , mas agora ja era ..rsr

    Entao vou resumir nesse.

    Como sempre show , show o Blog, e continuem com esses pontos de vista de cada país que pelo menos para nós aqui do BRASA é um ótimo aprendizado !!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olha, em relação à limpeza... deixa bastante a desejar. Uso trem diariamente aquii em Brighton p/ ir à universidade e levar minha filhinha à creche e até ela, nos seus 3 anos, reclama da sujeira do trem, muita gente come seus lanches e simplesmente larga no chão, sendo que há lixeiras em todos os vagões. E nas ruas, mesma coisa, fora a sujeira dos cães. Lamentável.

    ResponderExcluir