sábado, 12 de janeiro de 2008

Capitulo 10 - Mãos à massa !

Lembro que ainda enquanto eu estava me preparando pra sair do Brasil, um colega falou: "Você já provou a comida inglesa ? É horrível !". Pois bem... A primeira grande pergunta que faço para os que têm essa opinião é simples: "que comida inglesa?". "Baked beans?" Tá bom, vai lá... isso é tipico (incluindo o "full English breakfast"). Agora, "Fish and Chips"? Está brincando! É até gostoso mas, putz. No Brasil o que a gente tem em mente como um dos pratos mais simples do mundo é "bife com batata frita". Pois é, chamar "peixe com batata frita" de prato típico é sacanagem.
Aqui é reconhecidamente (pelos próprios ingleses) um lugar praticamente sem comida típica. Sim, há bastante coisa interessante (e sim, gostosa!) nos pubs da vida; eu diria até que algumas coisas você só vai encontrar no Reino Unido mesmo. Mas nada que possa realmente se destacar no cenário mundial. Talvez um dos pratos mais interessantes seja o curry, que chegou graças aos Indianos e outros imigrantes asiáticos e foi adaptada por aqui.

Hum... então já era: ir pra Britain significa comer muito mal ? De forma alguma!

Ingredientes e pratos de todas as partes do mundo estão por aqui. Nos restaurantes, come-se quase de tudo e em geral daquele jeito europeu, com entrada, prato principal e sobremesa. Não esquecendo o café ou chá (com leite!!) no final.
Como ninguém vive só de restaurante (até porque aqui é geralmente bem caro), a boa mesmo é usar e abusar do supermercado. As melhores frutas tropicais (antes que perguntem, sim... muitas com a etiqueta "country of origin: Brazil"), muitos temperos, alguns produtps industrializados que a gente já conhece (Nestlé, Heins, Kellogg's, Knorr e as coisas da Unilever...) e muitos que passamos a conhecer aqui. Sobre as frutas, é visível como a qualidade é superior por aqui. Chega a ser triste ver que tá cheio de frutas lindíssimas de encher os olhos nas prateleiras dos supermercados daqui enquanto que no Brasil parece que é sempre o resto. O mesmo vale pras verduras que sendo importadas ou não, também estão quase sempre lá, "brilhando".
Frango, porco e carneiro (lamb) estão sempre presentes e peixe é provavelmente a carne mais consumida. Os peixes mais populares daqui são sem dúvida Salmão e Bacalhau, curiosamente dois dos mais caros no Brasil. Carne vermelha está presente sim e até em boa quantidade, embora não seja lá a coisa mais popular (e nem gostosa). Não é lá muito comum ver aquele monte de peças inteiras de carne (como a gente faz no nosso churrasco) à venda. Mas se você quiser, compra sim. Oss brasileiros chegam a fazer feijoada (com quase tudo o que é comum dentro) com direito a guaraná Antártica (que não esqueçam é brasileiro!) pra acompanhar. Ou então churrasco com direito à Picanha brasileira. É só saber onde encontrar.
Isso me lembra das dificuldades. Como identificar se aquele bife é de maminha, contra-filé ou picanha ? Como é Creme de Leite em inglês? Perae... a propósito, como é o molho inglês, em inglês? (risos) Eu como o bom nerd que sou, adorei estudar, pesquisar e aprender sobre essas coisas. Os cortes de carne por exemplo, são bastante diferentes entre os países. Tive que ficar comparando corte de boi britânico com corte de boi brasileiro pra entender o que de fato seria um Sirloin. E nem adianta achar que com isso eu estou apto a comprar a carne certa nos EUA. O corte de lá já é um terceiro corte.
Muitas comidas prontas e/ou semi-prontas também têm destaque. Uma loja chamada Marks & Spencer vende comidas prontas de qualidade excelente. Como a tradição britânica (que ao meu ver, está enfraquecendo com o tempo) é a de que almoço é uma coisa secundária e tipicamente é só um sanduíche, é comum o pessoal dar uma passada nessa loja pra comprar os sanduíches naturais e sucos de lá.
Vale lembrar também que se você é como eu e não consegue viver só de miojo e comida congelada (não aguento mais aquela lasanha dos plantões na Embratel !!!!), só há uma solução: cozinhar. Já no Brasil eu sabia lá algumas coisas básicas, mas aqui é um bom lugar pra desenvolver esse talento.

Salmão ao molho de mostarda, basil e tomate. Sim, eu quem fiz !! Até o Gordon iria gostar !

Sobre os restaurantes, a variedade é bastante grande. Há italianos, franceses, indianos, tailandeses, chineses (em grande número), japoneses (nem próximo da variedade que tem no Brasil), brasileiros, etc. Além dos fast foods, claro. Pra mim é um pouco irritante o fato de que em muitos lugares a comida é picante (é só ver como comida indiana, tailandesa e mexicana fazem sucesso !), mas dá pra fugir e não é tão absurdo quanto nos EUA.

Chama atenção também o fato de que todo produto no supermercado tem informação sobre ingredientes que são tipicamente preocupação dos alérgicos. Sem contar a clara preocupação em oferecer produtos aos vegetarianos. É muito difícil ir a um restaurante e não ver uma clara marcação (não por acaso, em VERDE) ao lado de alguns pratos no menu dizendo "suitable for vegetarians" (adequado para vegetarianos).

Por fim, percebe-se uma vontade grande no mercado culinário e na mídia em reverter aos poucos a fraca reputação culinária internacional do país. O pessoal do Brasil com TV por assinatura já conhece os nomes Jamie Oliver e Gordon Ramsay. Com eles, muitos e muitos outros chefs criam livros de receitas e programas de televisão pra ajudar a variar ainda mais a mesa dos britons.

No fim das contas, tenho certeza de que aqui estou comendo em porções menores, viciando a ir em restaurante e sempre pedir entrada (acho que eu nunca fazia isso no Brasil) pra poder comer em "three courses", além de ter invertido a proporção carne vermelha/peixe da minha dieta. Sendo assim, posso dizer que o resultado final é que (estranhamente) estou comendo melhor (leia-se saudável) aqui do que no Brasil. Mas não interessa: pode ter certeza que a minha próxima visita ao Brasa vai ser movida a churrasco, beco da sardinha, manjubinha na praia, carne de sol do "LG" e tempero da mamãe.

6 comentários:

  1. Fala, Eduardo! Estaremos lá nem que chova canivete! Meu msn é ferreira99@hotmail.com.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. O que vc achou do Benihana??? Eu amo esse lugar, mas nunca fui ao daí...Nos EUA vou em todos que passo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dudu! Td bem?

    Alguns pontos me chamaram muita atencao nesse texto. Sera que eh porque fala de comida (huahua)?

    - Frango esta sempre presente... Oba!!
    - Salmao eh um dos peixes mais populares... Oba de novo!
    - Porque as frutas e verduras dai estao sempre brilhando enquanto as daqui nao? Qual a diferenca? Agrotoxicos? Sera que sao tao saudaveis qto as nossas?
    - Eu nao consegui abrir o link do molho ingles... Afinal, como eh molho ingles em ingles?? rs
    - Tenho certeza que qdo sua mae viu seu prato ela disse: Meu filho, vc so esta comendo isso?

    Eh isso ai!! O blog esta muito legal!

    Grandes beijos, Danny

    ResponderExcluir
  4. ahhhaha Adorei aos comentários. Respondendo:

    Paulinha,
    Achei o Benihana extremamente legal pelo ambiente e pela idéia do "sushi acrobático". A comida é boa mas sinceramente não achei nada de mais, principalmente pelo preço! Até comparei os menus na internet: o que custa $10,00 (dólares) nos EUA custa £10,00 (libras). Acho q não aprenderam que existe conversão de câmbio! (risos)

    Danny,

    Frutas : não quis dizer brilhando no sentido da palavra. O que quis dizer é que estão sempre em melhores condições. Eu acho q é simplesmente pq é o produto exportação dos outros países (incluindo o Brasil). Se for no Carrefour, nas Sendas, no Guanabara ou sei lá onde aí, tá tudo revirado e cheio de frutas marcadas/manchadas e verduras feias/faltando pedaço. Raríssimo ver as pessoas escolhendo frutas/verduras. Pega-se o que está lá e ponto, na confiança de que é de qualidade. Quer ver outro exemplo ? Ninguém aqui fica verificando se o ovo tá quebrado ou não dentro da caixa. Ele tá sempre inteiro ! (risos) É só pegar e levar pra casa. No Rio se não abrir e olhar um por um e selecionar, vai acabar levando "uma dúzia de 11". Ou menos. Demorei um pouquinho pra me acostumar com isso.

    Molho Ingles é o "Worcestershire sauce". Feito originalmente na cidade de Worcester. ;-)

    Por fim, como vc só come frango com batata-frita, acho que aqui se sentiria em casa ! hahahaha Os caras botam batata em tudo, é o carboidrato deles (na proporção que o brasileiro usa arroz).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tá, tudo bem... Mercados tipo Pão de Açúcar e Zona Sul são mais organizados, mas é pra poucos. Tô comparando "massa com massa", "povão com povão". :-)

    Cheers,
    Ed

    ResponderExcluir
  6. Faaala Eduardo ...
    Gostei do prato que vc preparou !
    O salmão está muito bonito e parece que está gostoso tb!
    Quando vier ao Brasa, faz um pra mim ! ! !
    Beijos ...

    ResponderExcluir