domingo, 9 de março de 2008

Suisse et Belgique: "Parlando" français ... ou não.

Nas últimas 3 semanas viajei a trabalho pra 2 países diferentes: Suíça e Bélgica. Ambos têm sua semelhanças, e em ambos não tive muito tempo de passear, já que estava a trabalho. Sendo assim, vale falar dos dois em um post só.

Switzerland

Na Suíça desembarquei em Genebra e de lá parti em uma viagem de 1hora muito agradável de trem até Montreux, que fica na região montanhosa. Ainda no avião já se percebe facilmente que "a Suíça chegou": você vai olhando pela janela e sempre vendo tudo plano no sul da Inglaterra, no norte da França e de repente, boom, várias montanhas com o topo branco de neve. E essa beleza natural é um diferencial da Suíça se comparada a vários outros países europeus, principalmente se compararmos as grandes cidades.

(Clique aqui pra ter noção geográfica e de terreno, no google maps)


Infelizmente não pude passear por Geneva. Mas em Montreux tive a oportunidade de ir para a montanha e brincar de "tobogganing", o que foi muito legal. Ver tudo coberto de neve e tocá-la pela primeira vez é igual mineiro vendo o mar. Como estou aqui pra traduzir as coisas, falo pra você como é: sabe aquela geladeira antiga (que não é "frost free") que precisa ser descongelada? Poizé, mete a mão ali dentro e tira um pouco do gelo que está grudado na parede. Assim é a neve depois que acumula... (risos)

Impressões gerais:

- Realmente é fácil se virar falando só inglês. Como o país já é poliglota mesmo (Italiano, Francês e Alemão são línguas oficiais), imagino que aprender mais uma (inglês) não é lá tão complicado. Sem contar que é um país meio que "de passagem" ou neutro, onde gente do mundo todo faz negócios ou vai pra morar, então inglês é a língua comum.

- Come-se muito bem, com visível influência da culinária francesa. Além disso, tive oportunidade de comer um fondue (com queijo sendo feito ao vivo no restaurante) e ouvir de um colega suíço como que se faz e se come um tradicional fondue (que é só de queijo... os outros são invenção de moda de acordo com ele. Fondue de carne eles chamam de "fondue chinês" por exemplo). Diz ele que é comum colocar um ovo dentro do fondue quando o queijo já tá naquele finalzinho. Essa eu não sabia! Ahhhh... e vale a regra do Seinfeld tb: "no double-dipping" !! :-D

- É organizado e limpo sim, mas não senti lá uma diferença tão absurdamente gigante para os outros países europeus. A lição é mesmo aquela de que todo o mundo compartilha dos mesmos problemas, mas em escala diferente. Não existe perfeição... até lá eu vi pichação na parede por exemplo !

- É organizado, limpo e seguro também porque ... é simplesmente morto ! Não tem nada pra fazer e não tem aglomerado de gente. Um colega que mora em Genebra contou que ele foi viajar por uma semana com a família e na correria esqueceram de trancar a casa. Na volta a mulher dele lembrou desse "detalhe", eles encontraram a porta aberta e pensaram "já era". É, mas estava tudo lá direitinho no lugar onde deixaram. Embora seja "Geneeeebra", na verdade é clima de cidade pequena.

- É um lugar caro, muito caro. Igual ou mais caro do que Londres. Principalmente restaurantes e trens, que foi o que usei.

Belgium

Fui em Bruxelas pra fazer um curso de 4 dias. Essa eu tive mais tempo de visitar, se bem que o lugar onde fiz o curso era próximo do aeroporto, que não fica no centro da cidade (como em quase toda cidade do mundo). Mas ainda assim pude sair em uns 2 dias à noite pra ir ao centro.

A diferença de Bruxelas para outras grandes cidades européias é que entre o fim do século 19 e o fim do século 20 eles resolveram demolir um monte de coisas pra construir novos prédios. Sendo assim, Bruxelas tem uma cara bastante moderna, o que é decepcionante em termos de Europa, onde todos querem ver os centros históricos. Em Bruxelas, o que tem de histórico não passa de 1 quarteirão.

Tanto não tem nada pra ver na cidade que o grande monumento e símbolo da cidade é o minúsculo Manequinho (Manekin pis)... sim, aquele mulequinho mijando que o Botafogo usa de mascote.


Impressões gerais:

- É considerada a sede da União Européia e se vangloria por isso. E realmente tem sede européia de diversas importantes entidades e empresas.

- Está cheia de prédios altos (skyscrapers), muito mais que em Londres.

- Está cheia de marroquinos. Fui em um restaurante de cozinha marroquina e gostei muito. Muita coisa que a gente provavelmente adaptou no Brasil. o "Couscous" lembra muito a nossa farofa (embora a gente tenha o nosso próprio cuscuz claro, só que o mais conhecido brasileiro é doce). E também comi uma carne de carneiro que estava ensopada e desfiando que nem uma rabada.

- Achei até mais fácil que na Suíça de se virar em inglês. É mais um país bilingue (até os nomes de ruas... é "Rue du Commerce" ou "Handelsstraat"), e em todo lugar que fui os caras nos entendiam inglês, incluindo os taxistas. Que bom, mais uma vez não precisei gastar o meu inexistente francês.

- O clima é igual ou mais chato do que o de Londres. Estão próximos um do outro, praticamente na mesma latitude...

- Os motoristas dirigem mal. Percebe-se claramente que há muito menos educação e calma no trânsito se comparado com o Reino Unido.

Em suma, os dois países são muito interessantes, mas são visivelmente lugares de destino de trabalho principalmente. Visitar a Suíça pode ser uma ótima pra quem está na Europa por conta das montanhas (ótimo para esquiar). Morar na Suíça me parece excelente pra quem quer organização, tranquilidade e altos salários. Depende do gosto de cada um. Essa é a beleza do mundo. Já pensou se fosse tudo igual ?

**** Mais fotos podem ser vistas no meu flog (link no menu) ****

PS: Aprendi também que os caras nesses 2 países falam francês "de macho". Acho que esse negócio de falar com biquinho e meio desmunhecando é coisa de francês da França ! hehehe





Nenhum comentário:

Postar um comentário