quarta-feira, 9 de abril de 2008

Eleições 2008

Hoje eu estava lendo nos jornais brasileiros que saiu o calendário das eleições municipais desse ano, que propaganda eleitoral gratuita começa em 19 de agosto, mas que um pouco antes os candidatos podem fazer propaganda e tal...
Isso me lembrou de 2 coisas: a primeira é que vou ter que ou seguir o esquema de votar no consulado (que nem sei se vale pra eleições municipais), ou justificar voto (o mais provável). A segunda é que aqui em UK também estão rolando eleições municipais.
Na minha opinião, imigrar pra outro país (ou mesmo outra cidade ou bairro) significa tentar acompanhar as tradições, a cultura, os costumes e as preocupações locais. Ou no mínimo tentar um mínimo interesse. Nunca gostei da idéia de viver em guetos e tribos isoladas. Pois bem... Muita gente que esteja lendo o blog agora e morando em UK pode estar se perguntando: tem eleições neste ano mesmo é ?!
Digo isso porque se você não se interessar muito em acompanhar as notícias, nem vai perceber que as eleições municipais acontecem agora no dia 1º de Maio (sim, em menos de 1 mês!). Não tem propaganda na TV (nem gratuita nem paga), não tem palanque, não tem outdoor com candidatos, não tem panfletagem... Pelo menos não do "lado de fora" de Londres (mas fui recentemente à capital e não lembro de ter visto nada disso por lá também). Mas há sim entrevistas com os candidatos, debates, informação nos jornais, na internet... Principalmente informação de Londres, que é a cidade mais importante do país. O youtube e a BBC fecharam até uma parceria pra que as pessoas possam mandar seus videos com perguntas para os candidatos (clique aqui pra conferir).
O máximo que recebi aqui em Reading foi um jornalzinho do partido Conservador com suas propostas que deixaram na caixa do correio. Interessante é que como a cidade é pequena/média, os problemas não são muitos, então dá até pra acreditar que eles têm solução e serão solucionados. Aqui o problema número 1 é congestionamento, cujas soluções mais apresentadas (por todos os partidos) são coisas como:
- incentivar as pessoas a usar bicicleta, aprimorando as ciclovias existentes e construindo novas. Até pq a cidade é pequena... Se o cara mora e trabalha aqui, não tem necessidade alguma de usar o carro pra ir ao trabalho todo dia.
- melhorar o transporte público. Criar mais "bus lanes" e deixá-las mais "inteligentes" (deixar os carros usá-las quando fora do horário de pico).
Outros problemas clássicos são combater o "anti-social behaviour" e tolerância zero no consumo de bebida alcólica por menores (a galera aqui já com uns 14 ou 15 anos entorna o caneco legal! Meninos e meninas.). Fora isso, aquelas coisas de sempre que todo o mundo quer melhorar sempre, por melhor que já esteja: crescimento econômico (chamar mais empresas ainda pra cidade), mais parques, mais reciclagem, melhor qualidade das escolas, mais esporte (olimpiadas de Londres 2012 vem aí!)... e por aí vai. Enfim, coisas que eu vejo as pessoas discutirem na rua e nos foruns da vida.
Interessante essa questão política por aqui. Isso pra mim significa que o cidadão por aqui tem que buscar saber como anda a política, tem que querer participar. E quem está interessado busca saber mesmo...

PS: Outra coisa que é pouco anunciada é a mudança para o horário de verão. Teve muita gente chegando atrasada no trabalho porque não sabia que o horário tinha mudado. Deve ser porque aqui o horário todo ano muda na mesma época (ultimo fim de semana de março), diferente do Brasil onde todo ano se determina quando vai acontecer e quais estados participarão. Aí tem que anunciar muito mesmo...

Um comentário:

  1. Então, vc vai fugir dae no dia da eleição, praticamente um "refugiado político" ! hehehehe

    Cara, voltando a acompanhar o blog e lembrei um detalhe, como vc vai ficar pouco tempo, vê se me passa as datas reservadas àos eventos de maio, para eu ir agitando os "schedules" !!! hehehe

    ResponderExcluir