sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Carteira de Motorista - parte II (FINAL)

Continuando o tópico da semana passada, falarei aqui sobre como funciona o exame prático para tirar a carteira de motorista britânica.



Prova prática

O básico segue a mesma idéia do Brasil (e provavelmente do mundo): após passar na prova teórica e praticar bastante você marca o exame prático. Nessa prova você irá portanto dirigir com um examinador ao lado, que irá definir se você está apto ou não a dirigir. Mas as semelhanças com a prova brasileira param por aí, no básico.


No Brasil a gente faz a prova seguindo um trajeto relativamente pequeno, geralmente em lugar afastado e separado especificamente para ser circuito de prova. Circuito esse que todos já conhecem e que teu instrutor certamente te levará para "praticar" - ou seria decorar - para a prova.

Aqui no Reino Unido, a gente faz a prova pelas ruas da cidade*, com todo o trânsito, os pedestres, obstáculos, nuances e motoristas bons e ruins. O circuito em si até é divulgado, mas como rola pela cidade inteira* e há mais de 30 caminhos diferentes possíveis, é bem improvável que alguém memorize tudo. E a prova em si dura cerca de 20 min. Sim, são 20 min dirigindo com o avaliador no banco do carona, acompanhando todos os seus movimentos. Mas espere: o teste em si não começa com você sentando no carro e dirigindo não!! Depois de chegar no local apropriado e verificar documentos, o avaliador vai te chamar e o processo é o seguinte:

teste de visão (eyesight test)

Esse teste é simples. O examinador vai te pedir para ler uma placa de carro a determinada distância. Se você não conseguir ler... bom, o teste nem continua!

Perguntas básicas de segurança do veículo

Também conhecida como show me/tell me (mostre-me, diga-me). O avaliador te faz duas perguntas nas quais você terá que dizer como verificar determinada coisa ou simplesmente mostrá-lo como verificar. Perguntas clássicas do teste:
  • Como verificar se os freios estão funcionando corretamente?
  • Mostre onde fica o reservatório de água do limpador de pára-brisas (ou talvez do radiador) e como verificar se está em nível adequado?
  • Como identificar que sua direção hidráulica pode não estar funcionando corretamente?
  • Me mostre como verificar o nível de óleo?
  • E o fluido de freio?
  • Como você liga o farol de neblina traseiro nesse carro?
  • Como verificar que a buzina está funcionando? (bom... essa tem que saber! hehe)

  • São perguntas básicas, mas tenho certeza que no Brasil muito motorista não saberia responder algumas delas. Muita gente deve pensar: óleo? água? deixa o frentista verificar!! (pois é... aqui não tem frentista no posto!)

    A prova em si

    Finalmente é hora de dirigir e mostrar pro cara que você sabe dirigir (vim da terra do Ayrton Senna doutor!!). O teste pode ser feito em carro de passeio (com a placa "L" como falei no post anterior!) ou de auto-escola. Durante o trajeto você pode cometer até 15 falhas pequenas, mas se cometer uma grande, já era. Logicamente que pra quem está aprendendo a dirigir, cometer 15 falhas durante os 20 min de trajeto é fácil-fácil. No meio do trajeto, além de dizer pra onde ir o examinador interromperá o "passeio" pra pedir pra fazer dois exercícios que serão escolhidos entre os abaixo:
    • estacionar de ré: sem baliza e em estacionamento/rua de verdade!!
    • dar ré em uma esquina: esse pode ser sacana! (vejam figura abaixo)
    • mudar de direção/dar a volta em uma rua: aquela coisa de virar o volante, atravessar o carro na rua, dar ré virando o volante e continuar no sentido oposto.


    Além disso pode acontecer de ele pedir pra fazer uma parada de emergência (emergency stop exercise), que nada mais é do que ele pedir pra você freiar "da forma mais rápida e ao mesmo tempo mais segura possível". E de tempos em tempos ele pede pra você parar "em local adequado", só pra ver você usando as setas e retrovisores pra parar e depois arrancar com o carro de novo.

    Durante o trajeto o avaliador vai anotando os erros, que pode ser de tudo: esquecer de dar a seta, não olhar no "ponto cego" antes de virar, não usar o freio de mão ao parar no sinal, não entrar no roundabout na pista certa, acertar um pouco a calçada no teste de "dar ré na esquina", etc, etc... A lista é infinita!

    No final se você errou menos do que 15 vezes, está aprovado!

    OBS: Estatisticas dizem que só 42% passam de primeira no teste prático.

    Get ready and good luck!

    *lembrando que vivo fora de Londres, em cidades pequenas e médias. Rodar "pela cidade inteira" na verdade equivale a rodar uns 15-20km dentro de uma "grande Tijuca" ou algo do tipo "Barra + Recreio", pra quem é carioca... Isso por ruas principais e pequenas/residenciais.


    6 comentários:

    1. Ah, eu ia ter de treinar muito! Hahaha!

      ResponderExcluir
    2. Vc sabe onde encontro uma pra comprar? Hahaha...
      Mto legal seu blog! Parabéns...

      ResponderExcluir
    3. Vc sabe onde compro uma? Hahaha...
      Mto legal seu blog, parabéns!

      ResponderExcluir
    4. Mas afinal de contas, fiquei muito curiosa... vc conseguiu tirar a sua?? e teve quantas falhas??

      ResponderExcluir
    5. Fala Dani,

      Tirei sim. Tive 3 falhas, sendo 2 por excesso de velocidade! hehe

      Calma que não sou nenhum maluco! Explico: o velocimetro do meu carro é digital e realmente percebi (já tarde) que em umas ocasiões eu cheguei a andar a 23-24mph em rua com limite de velocidade de 20 mph (+- 30 Km/h) . Meu carro jogou contra mim, pq se fosse de ponteiro o cara nem iria perceber!! hehe

      No final da prova o avaliador já te fala se passou ou não. O coroa me falou: "Parabéns Ed, você foi bem e deve receber sua carteira em 1 semana. Só um detalhe: atenção à velocidade meu garoto!!" rsrs

      ResponderExcluir
    6. nossa, amigo..cade vc atualiza estas pgs .nos estamos em 2012. Bom se eh q ainda estas vivos...rsrsr brincadeirinha mas as dicas sao muito intereçante o problema eh q a cada ano tem novos codigos e assim por diante ,como eu estou estudando a driver dai fico na duvida sobre alguns assuntos aq.

      ResponderExcluir