domingo, 5 de outubro de 2008

Com que carro eu vou?

Ainda que em Londres e outras grandes cidades o transporte público seja abrangente e portanto poucos andem de carro, por grande parte do resto do Reino Unido o velho e bom automóvel é o transporte principal de muitos. A maior parte das residências possuem um ou mais carros aqui no Sudeste da Inglaterra.


Muitos me perguntam portanto qual seria o carro mais popular no Reino Unido, certamente esperando uma resposta clara e direta. De fato, no Brasil essa é uma resposta relativamente fácil. Os carros que mais se encontra na rua seriam o Palio, o Gol, o Corsa, o Celta., o Fiesta... e suas variações "sedan".



No Brasil se você reparar em um congestionamento ou em um estacionamento de shopping é muito fácil identificar os carros mais vendidos. Nada mais fácil do que ver 3 ou 4 Palios/Gols estacionados um ao lado do outro, possivelmente da mesma cor (prata ou cinza!!). Boring, como diriam os coroas do Top Gear (programa de TV britânico sobre carros... aparentemente o mais famoso do mundo).


Mas aqui não é assim tão simples. Primeiro vale lembrar que Palio e Gol não existem na Europa. O carro mais básico da Volks tem sido por décadas o Polo. O carro mais básico da Fiat e considerado um "supermini" é o Punto, que está no mercado desde o inicio dos anos 90. No Brasil ele entrou meio com cara de carro de categoria superior pelo que entendi. E cabe dizer que a Fiat no Reino Unido tem uma aceitação muito pequena, com poucos carros rodando, se comparado aos outros fabricantes europeus.

Como a gente sabe, até não muito tempo atrás o Brasil produzia somente carros de 4 montadoras (Fiat/VW/GM/Ford) e só recentemente que algumas outras européias (Peugeot, Renaut, Citroen...) e as japonesas (destaque pra Honda e Toyota) conseguiram sua fatia de mercado brasileiro. Por aqui todas essas concorrem faz muito tempo, somadas às que no Brasil são pra poucos ou só chegam importadas como Mercedes, BMW, Aston Martin, Jaguar, Porsche, Bugati, Maserati, Volvo... putz, a lista é gigante.

Com tantas opções é muito difícil portanto definir um modelo - ou mesmo uma marca - mais popular. Soma-se a isso o fato de que os preços são muito mais acessíveis, principalmente de carros usados (a desvalorização de um carro novo é muito rápida). Exemplos: um Fiat Punto zero km custa a partir de 10mil libras. Com 1 ano de uso ele cai fácil pra 6-7mil. Com 2 anos de uso você compra esse carro por 3-5 mil (já caiu mais de 50%!). Acabei de ver aqui um Punto 2001 (e portanto 7 anos de uso) modelo velho completaço por 750 libras (2700 reais, com libra a R$3,60). Considerando que o salário mínimo bruto gira em torno de 800 libras/mês pra quem trabalha periodo integral, tem-se uma idéia de como é acessível. Ou seja, 10000 libras um Punto 0km aqui custa mais ou menos 10 vezes o salário mínimo. No Brasil Punto 0km custa R$40.000 - o preço tá até parecido, o que já é uma evolução - mas é 100 vezes o salário mínimo (de +- 400 reais).

Pois bem... pra saber quais carros são os mais populares aqui é preciso tentar definir algumas categorias. Lá vai a minha separação meio no feeling, com muitos links pra fotos dos carros, para que vocês dêem uma olhada. É só clicar!

- Profissional com alguma grana pra gastar com carro novo ou semi-novo >> vários desses trabalham em escritório e têm carro da empresa (company car) ou recebem um dinheiro da empresa pra manter o próprio carro (car allowance), coisa relativamente comum por aqui. Se é company car, então é bem provável que seja um sedan médio como o BMW 3-series . Se o cara recebe o dinheiro da empresa, então tem muita escolha porque gasta como quiser. Entre os compactos e médios tem o Honda Civic (hatch ou sedan híbrido) ou Honda Accord, tem o Ford Mondeo (clássico e bem popular), tem os Audis A3 e A4, tem os Mercedes... Se tiver um gosto digamos, meio EUA meio Barra da Tijuca, vai de SUV (Honda CRV, Porsche Cayenne, Mercedes M-Class e Nissan Qashqai são típicos). Ainda que um SUV aqui seja um trambolho gigante que não cabe nas ruas apertadas do país.

- Pessoas com salários mais baixos e estudantes > esses em geral ou só precisa do carro pra pequenas viagens ou só pra ir e vir curtas distâncias. Carro usado e antigo geralmente cai como uma luva porque é muito barato e dependendo da marca ainda é confiável. E aí depende do quanto ele/ela quer ou pode gastar. Se é realmente só pra "ir ali e voltar", praticamente qualquer carro serve. E aí que você encontra desde carros simples e funcionais conhecidos como um Ford Ka, um Polo/Golf/Clio/Punto/Corsa antigo ou um BMW qualquer mais velhinho (que tal um 520i quadradão, ano 1995 por menos de 700 libras?) até carros que você nem reconhece de primeira.

- profissionais no meio do caminho > São aqueles que recebem ou não o auxilio da empresa, não querem (ou não podem) gastar muito com carro e/ou simplesmente consideram que carro é meio de transporte e nada mais. Se é hatch, Ford Focus, Clio, Citroen C3 ou um Astra (que no Brasil virou Vectra GT) são comuns. Se quiser gastar um pouquinho mais, vai de VW Passat semi-novo ou o clássico Ford Mondeo também. Esse Astra aliás é o carro atual da polícia "normal". Sim, porque também existe uma policia especial de inteligência, que entre outras coisas high-tech, tem uma série de carros mais potentes - tipo Subaro Impreza ou Mitsubishi Evo - pra perseguir os criminosos.

- Carro é mais que transporte, é estilo de vida > Ahhhh... Mas pra quem gosta de carros mesmo, as opções são muitas. Muitos coupés por aí, muitos conversíveis, muitos carros um pouco ou muito luxuosos. Pode ser conversível de carro simples tipo Vauxhall* Tigra (que é um Corsa cc ) ou Peugeot 207 cc. Ou quem sabe algo mais elaborado (BMW 3-series convertible ou Mercedes SLK 350). E não tem idade, sexo ou raça. É normal ver mulher nos seus poucos 20-30 anos sozinha em um SLK 350 ou uma/um coroa próximo dos 60 aproveitando o sol de conversível. Ahh sim! Falando em mulheres, o Mini Cooper também é sucesso de vendas, principalmente entre elas.

E repare que em momento algum falei de quem tem muita grana e pode comprar absurdos como Porsches 911 ou Ferraris novas! Aí é outro papo...

Tudo depende do seu perfil, de quanto quer pagar e da idade do carro que você quer. Se teu orçamento está em torno de 10 mil libras (cerca de R$36.000), você pode pegar um Lotus Elise 2002 todo esportivo, um Honda Civic semi-novo ou um simples Ford Fiesta ou Fiat Punto zerado. It's up to you!

* Vauxhall aqui é a GM. E sim, no resto da Europa também tem outro nome: Opel.

Foto1: Congestionamento em uma motorway
Foto2: Típico estacionamento brasileiro, cheio de Palios e afins
Foto3: Mercedes SL
Foto4: Algum lançamento da Jaguar

PS: Isso que escrevi é antes do credit crunch e da crise financeira mundial. Depois disso saber como o mercado será no futuro só com bola de cristal.

Um comentário:

  1. Legal saber como as coisas funcionam fora do país!

    A gente daqui do Brasil ainda tem muito a melhorar neste aspecto.

    Abraços. O blog está maneiro!

    ResponderExcluir