domingo, 12 de outubro de 2008

Carteira de motorista - parte I

Já falei na experiência em si de dirigir na mão inglesa mas ainda não falei como que é o processo pra tirar a carteira de habilitação. Antes que perguntem, respondo: Sim, é possível dirigir com a carteira brasileira (ou melhor, com carteira internacional) mas isso só é valido por 1 ano desde a data em que você virou residente no Reino Unido. Além disso, por não ter carteira britânica você paga um valor absurdamente maior no seguro do carro. Então no médio/longo prazo não compensaria mesmo.
Não dá pra dizer que tirar carteira aqui seja muito diferente do Brasil. A base é a mesma: prova teórica e prova prática. Mas a coisa começa a ficar diferente já com um conceito básico: a carteira provisória (provisional driving licence). No Brasil a gente passa em todas as provas e recebe a carteira provisória, válida por 1 ano. Aqui você tira a carteira provisória ANTES de começar a dirigir e até mesmo fazer aulas.


Explico. O futuro motorista deve ir no site do DVLA (o detran daqui) preencher formulários, pagar taxa, enviar documentação pelo correio (se for o caso) e esperar por sua carteira provisória chegar pelos correios. Com a carteira provisória em mãos é que você pode marcar a prova teórica. Mas pra que então ter uma carteira - ainda que provisória - se o cara não pode dirigir? Calma. Assim como grande parte das coisas por aqui, isso faz sentido.

Com a carteira provisória você já pode dirigir sim. Mas com restrições. A primeira é que você precisa ter alguém com carteira "permanente" (full driving licence) por mais de 3 anos no banco do carona pra te supervisionar. Além disso, você não pode dirigir em motorways e precisa colar a L plate (L de learner/aprendiz) no carro. O interessante dsso é que você pode aprender com seu pai/mãe, irmão/irmã, amigo/amiga de forma completamente legal e sem precisar gastar demais com auto-escola.

Prova teórica

A prova teórica em si não tem nada de muito diferente da do Brasil, então quem já dirige não deve ter grandes dificuldades. A idéia básica é sempre a de evitar acidentes, indicar corretamente o que você vai fazer e respeitar os outros no trânsito, principalmente ciclistas e pedestres. É importante aprender como usar os roundabouts corretamente assim como entender os vários tipos de faixa de pedestre. Em algumas você para no sinal mas em outras não há sinal e é obrigatório parar se tiver pedestres na calçada esperando para atravessar. O básico de mecânica, de como um carro funciona, de como mantê-lo e de como identificar um problema (ex: se o carro puxa para os lados, qual pode ser o problema?) também é fundamental e - que eu lembre - não é muito importante nas provas do Brasil.

Uma coisa adicional muito interessante é o chamado HPT - Hazard Perception Test ("teste de percepção de perigo" em tradução livre). Após terminar a primeira parte da prova teórica (que é multipla escolha e geralmente feita em um computador), você continua na frente do PC, coloca um headphone e se prepara para um pouco de "video game".

Nesse teste você assiste a uma série de videos com situações do dia-a-dia sob o ponto de vista do motorista. Exemplos de situações:

  • motorista dirigindo em ruas residenciais e de repente uma criança ameaça atravessar a rua;
  • motorista dirigindo e lá no final da rua você vê um caminhão manobrando;
  • o motociclista a sua frente pode ter que parar bruscamente por conta de uma fechada do carro da frente
  • dirigindo debaixo de chuva (ou neve) e o carro lá na frente (a 3-4 carros de você) tem algum tipo de obstrução e vai provavelmente ter que freiar
  • etc,etc...

  • O objetivo do teste é você clicar com o mouse toda vez que perceber uma situação de perigo em que o motorista (você) deve reagir ou no mínimo ficar atento. Quanto mais cedo perceber a situação, melhor será a pontuação.

    Na próxima edição falarei da prova prática... aguardem!

    (to be continued)

    6 comentários:

    1. Poxa,interessante essa carteira provisória mesmo. Só tem que escolher bem que será o seu "instrutor",hehe! Boa sorte na prática!
      Beijinhos!

      ResponderExcluir
    2. Gostei de ler Eduardo e sanou algumas little questions minhas!

      Aqui eu vooooltoo.. :P

      ResponderExcluir
    3. oi td bem? Com a drive provisoria. Eu posso anda com ela. Mais so dentro de cidades .. Nao vou pegar motoway.. Mais quero andar sozinho pode sozinho mais sem pegar motoway so dentro das cidades por dentro pode? Com o l pregado.. Me mande um imail.. Plz
      Meuscharpt@hotmail.com
      Brigadao

      ResponderExcluir
    4. Fala Alessandro,

      Com a provisoria vc só pode andar acompanhado! Não se engane com o nome: é uma carteira de motorista mas tê-la só significa q vc mandou os documentos pro DVLA. Ou seja: não te dá direito nenhum!!

      Vc tem q andar com alguem do seu lado q tenha full license por no mínimo 3 anos, com a L-plate colada, sem pegar motorway... ah, e com seguro pra isso!! (teu nome tem q estar no seguro do carro como motorista com carteira provisória)

      Abraços.

      ResponderExcluir
    5. Olá Eduardo,

      Tudo bem?
      Li sue post sobre sobre carteira de motorista no UK e gostaria de saber se poderia me ajudar. Moro em Londres e tenho residência no UK. Entretanto, nos últimos meses estou no Brasil a trabalho e achei que seria uma boa ideia aproveitar que estou aqui para tirar a carteira de motorista.

      Mas agora estou em duvida se a PPD emitida aqui serra valida no Reino Unido e se como residente tenho que passar por todo o processo la.

      Se voce puder responder pelo meu e-mail pessoal agradeço muito.

      Abrigada,
      Cristiana
      cristiana@ambjorn.com

      ResponderExcluir
    6. Oi Cristina,

      Não sei se entendi bem e me corrija se errei. Entendo q vc no momento não tem carteira nenhuma e q está pensando em tirar uma no Brasil, certo? Daí a duvida deve ser sobre a afirmação "carteira só é valida até 1 ano após virar residente no Reino Unido", né?

      Não sou especialista nisso e o site do governo não prevê essa condição, mas geralmente vale o q está escrito. Como está escrito lá na sessão "Residents" que vc pode dirigir "for up to 12 months from the time you became resident", então é importante saber a partir de que ponto vc passou a morar no Reino Unido. Se isso aconteceu a mais de 12 meses, então eu não me arriscaria a dirigir sem uma full british license.

      Espero que ajude.

      Atenciosamente,
      Eduardo

      ResponderExcluir